About Me

Pestilence - "The Dysentry Penance" Review



O quê, os Pestilence vão lançar um novo álbum?!

Não, falso alarme… é apenas mais uma compilação que visa recuperar as duas demos da banda lançadas em 1987, por parte da Vic Records (who else?) que continua a sua senda pelo underground holandês. Dentro de coisas mais ou menos relevantes, esta até se mostra ter um interesse, mais que não seja histórico, que faz com que se tenha um pouco mais de atenção. A estreia da banda só chegaria no próximo ano, com “Malleus Maleficarum”, mas nestas duas demos já era possível apreciar grande parte das qualidades da banda.

Algo que é bastante óbvio é a influência dos Slayer – pelo menos a certa altura a “Delirical Life” torna-se tão próximo de algo que poderia estar no álbum “Hell Awaits” que se tivéssemos créditos para ir verificar, procuraríamos se não vinha lá a indicação de que se tratava de algo escrito por Hannemann e King. Também é possível apreciar as diferenças entre as duas demos, pelo que a “The Penance“ surge com maior maturidade e até pujança, se bem que a abordagem vocal não é totalmente vencedora, principalmente no primeiro tema “Before The Penance” – tem um certo quê de paralelismo com o que víamos pelo nosso underground dos finais do década de oitenta e inícios da de oitenta.

A diferença entre a abordagem à voz surge principalmente porque a segunda demo conta já com os préstimos do senhor Martin Van Drunen (ex-Hail Of Bullets), que viria a gravar com a banda os seus dois primeiros álbuns, enquanto a primeira demo foi gravada por Patrick Mameli, que viria a assumir o cargo novamente após a saída de Van Drunen. É um pedaço da história do death metal holandês e mundial com uma das mais históricas bandas europeias a merecer este tratamento de reedição que aqui é completado por duas faixas ao vivo. Uma boa oportunidade de completar a colecção, mesmo que em termos sonoros, a qualidade não seja a melhor.


Nota: 6.6/10

Review por Fernando Ferreira