About Me

Thy Worshiper - "Ozimina" Review



O ritualismo da Europa de leste tem um encanto muito próprio que musicalmente resulta quase sempre de forma sublime. A Polónia não é propriamente um destino mais procurado (ou oferecido) para este tipo de som, mas os Thy Worshiper mostram que não só de death metal técnico ou black/death vive o país. Os Thy Worshiper, apesar de não terem muitos lançamentos, são um dos nomes clássicos do underground polaco, tendo tido na sua formação base Capricornus, dos Graveland. Esses tempos já lá vão e a banda hoje é consideravelmente diferente. Para já, mudaram-se para a Irlanda e em termos sonoros, acentuaram alguns dos elementos folk e acentuaram a sua mistura com o death e black metal.

Com três álbuns lançados, tendo sido o último no ano passado, a banda polaca quebra o silêncio com este EP longo (tem a duração de trinta e oito minutos. Já ouvimos álbuns com menos tempo) em que a tal mistura entre o death/black metal e os elementos de folk pagão e ritualista é rainha e senhora. É algo que surge na linha dos seus trabalhos anteriores, mas o que é apreciável aqui é mesmo uma maior presença dos elementos folk e world music que fará com se trate de um lançamento que terá mais impacto entre os apreciadores deste tipo de sonoridades do que propriamente daqueles que gostam de death/black metal. No entanto não é dizer que se trata de um mau lançamento. Totalmente o oposto.

Com uma produção à altura da sonoridade, “Ozimina” é um EP cheio de encantos e misticismo que poderá desiludir aqueles que gostam de emoções fortes e surpreender os que gostam de sonoridades étnicas e ritualistas. No entanto, mesmo para este grupo, poderá tornar-se um trabalho algo cansativo, demasiado parecido entre as diversas faixas, principalmente naquelas que têm os elementos mais metal, que soam um pouco datados, como se tivessem origem ali pela primeira metade da década de noventa. Ainda assim, é um curioso EP que agradará definitivamente aos fãs da banda.


Nota: 6.5/10


Review por Fernando Ferreira