About Me

Embraced By Fall - "Embraced By Fall" Review


Se há coisa que fazemos bem é doom metal bruto. A comprovar esta máxima, temos a estreia no que aos longa-duração diz respeito do projecto Embrace By Fall. Trata-se de um duo onde temos S.C. em todos os instrumentos e na programação de bateria e G.B. na voz e que nos apresenta algo que surge entre o doom e o funeral doom. Logo pela “Intro”, ficamos com a ideia que as coisas vão ser bem densas e “Prison Of Echoes” e a “Nothing Glows On This Gloomy” chegam exactamente para provar isso mesmo. Se a música fosse uma condição atmosférica, estaríamos perante um nevoeiro cerrado, daqueles que têm o peso de bigornas de duzentos e cinquenta quilos.

“A Um Moribundo” traz a necessária dinâmica que o álbum de doom agradece sempre por ter embora neste caso, a dita faixa, sem dúvida melancólica, acaba por soar algo estranha e deslocada do resto no início, mas depois mergulha na mesma tonalidade de cinzento escuro opressivo das músicas anteriores. A dinâmica também funciona para quando os Embraced By Fall resolvem carregar um pouco mais com o pé no acelerador, como na “Living In Agony”, que nos remete para o death/doom típico da Grã-Bretanha do início da década de noventa.

É uma estreia de mais um projecto de doom metal onde nós, nação valente, nos saímos bem. A tradição mostra a ser o que é. Sem grandes espaços para melodias demasiado doces, a vertente é bruta e dura, o que também é um nicho de mercado do estilo que não está muito preenchido. A qualidade demonstrada por esta estreia faz com que se faça um pouco de futurologia e se preveja que este será um projecto que, consolidado, se poderá tornar numa referência do death/doom nacional mais austero num futuro bem próximo.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira