About Me

Arcana 13 - "Danza Macabra" Review


Álbum de estreia dos italianos Arcana 13 que tanto parecem andar pelo heavy metal clássico (ou proto-heavy metal, aquele que tresanda a black Sabbath e que depois se convencionou chamar de doom metal) como pelo imaginário rico da cena de filmes de terror italianos (onde os grandes nomes que surgem obrigatoriamente são os Goblin, como escolha aclamada para musicar ditos clássicos – associação que não é de todo desprovida de sentido já que a banda faz uma rendição do tema “Suspiria”, que fez parte da banda-sonora do filme clássico de Dario Argento).

Poderá parecer algo que até não combina muito bem, afinal, os Goblin assentavam toda a sua música na sonoridade dos sintetizadores, que não deixam de marcar a sua presença aqui, para dar o devido ambiente. Temos um feeling retro que se consome muito bem em temas como “Dread Ritual” (que começa com samples e termina da mesma forma, acompanhado com o psicadelismo a apertar), “ArcaneXIII” (que grande riff, daqueles bem doom mas que ao mesmo tempo rockam como tudo, num dos grandes temas desta estreia), o épico “Oblivion Mushroom” (ali entre o doom, o psicadélico e até o space rock) e a já mencionada “Suspiria”.

É um trabalho que até poderá constituir uma surpresa para muitos fãs de doom, mas a verdade é que a coisa resulta de forma perfeita, o que justifica por inteiro a aposta por parte da Aural Music. Outra coisa que resulta de forma perfeita, é o impacto da capa. A arte das capas é por vezes esquecida de ser analisada aqui, mas não quer dizer que não tenha peso. Neste caso em específico, a capa ficou a cargo do mestre Enzo Sciotti, responsável pela arte de muitos pósters de filmes de horror. Segundo o mestre, este é o seu melhor trabalho. Não é preciso uma profunda análise para se verificar isso mesmo. Para quem comprar a versão em vinil terá algo para emoldurar.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira