About Me

Elferya - "Eden's Fall" Review


Os suiços Elferya estão catalogados como metal gótico na eterna bíblia de referência ao conhecimento metaleiro que são os Metal Archives, mas ao ouvir o primeiro tema a sério "With All My Love", depois do tema título em forma de intro, é fácil constatar que a banda anda mais por terrenos mais dentro do metal sinfónico, embora tenha realmente uma forte sensibilidade gótico. Mas, como já devem prever, nada disto interessa se a qualidade da música for pouca. Neste caso até nem nos podemos queixar. Nem nós nem os fãs de metal sinfónico.

Já muita coisa foi dita e feita dentro deste género, pelo que é difícil apresentar algo de novo - nem será essa a motivação dos fãs - mas é quase tão difícil apresentar algo de valoroso, que consiga sobreviver na memória de todos os grandes trabalhos do género. A banda não apresenta medo e avança com todos os clichês do estilo de peito feito e os resultados são bem interessantes. Um tema como "Elferya" pisca o olho tanto aos Nightwish atuais como a Within Temptation (actual e antigo) e aquilo que poderia soar a comida requentada com dias de frigorífico, soa fresco interessante como se estivessemos em contacto com o estilo pela primeira vez.

Embora a melodia seja uma grande parte do trabalho, o peso está sempre presente, o que dá uma fórmula imbatível. Todos os fãs descontentes de bandas como as atrás citadas (e outras) que graças à sua evolução tiveram umma maior aproximação comercial e uma adocicação do seu som, poderão encontrar aqui um substituto à altura. Talvez seja tarde demais para alguns deles por se cansarem de tanto esperar, mas existe aqui qualidade suficiente para fazer surgir a besta adormecida (chamemos-lhe assim). Um grande trabalho de metal sinfónico que é recomendado a todos os fãs. E às editoras que por aí andam, já que os suiços lançaram este trabalho de forma independente (!).


Nota: 8.2/10

Review por Fernando Ferreira