About Me

Flayed - "Monster Man" Review



Rock on! É o que "Release The Fever" nos transmite, o primeiro tema deste "Monster Man" dos franceses Flayed. Algures na net vi uma comparação que dizia para o ouvinte imaginar como se estivesse a ouvir os Deep Purple caso estes tivessem ido buscar o James Hetfield para substituir Ian Gillan. É um imaginário que não corresponde bem o que se ouve aqui mas até tem razão de ser, já que o hard rock da banda e o seu orgão hammond dão um toque muito próximo daquilo que os Purple são conhecidos por fazer embora a voz remeta para algo mais rock moderno do que propriamente James Hetfield (embora James Hetfield já tenha provado nos álbuns Load e Reload que não se dá nada mal no rock sulista).

A mistura pode parecer estranha inicialmente - rock moderno, rock vintage - mas o feeling é tão grande e as músicas em si de qualidade tão ímpar que é impossível não se ficar logo fascinado com o que ouve em "Monster Man". É o típico caso em que não se sabe bem o que se está a ouvir mas sabe-se que é bom. E é. Realmente bom. A junção da guitarra com o orgão, uma base rítmica bem segura e tudo comandado por uma voz endiabrada faz com que temas como "Stanced", "Novel" e "Unfairly" provam que o (hard) rock com a base bem acente nos blues está bem viva.

Isto tudo de uma banda que já abriu para Cannibal Corpse, Lamb Of God e Morbid Angel! Não lembra o diabo, pois não? É a magia deste nosso som que tanto amamos, que é capaz de nos surpreender das formas mais inesperadas."Monster Man" é um monstro de disco para aqueles que já tinham perdido a esperança de encontrar algo que fosse buscar às raízes da década de setenta mas sem ser propriamente retro. Obrigatório conhecer esta banda.


Nota: 8.6/10

Review por Fernando Ferreira