About Me

Grima - "Ancient Will Become" Review


A Rússia começa lentamente a tentar conquistar o mundo. Pela calada. É o gás natural, é a Tchechénia, é bombas para aqui bombas para ali, é a quantidade absurda de bandas de metal extremo que surgem, enfim, uma vasta panóplia de razões para começar a temer esta grande superpotência. Felizmente no caso da música, é mais positivo que negativo, como podemos avaliar por estes Grima, um duo composto por Morbius (curioso) nas guitarras e baixo e Vilhelm na voz, teclados, programação além das guitarras e baixo também.

O primeira tema que nos surge é o tema título que é uma interessante peça de drone, ou algo parecido, que funciona como a introdução apropriada. Os dois seguintes temas, “The Beginning” e “Open The Gates Will Return Only Cold” já nos surgem no género do black metal mais épico e pagão, com algumas passagens folk de extremo bom gosto. “In Dreams” já nos apresenta algo mais próximo dos momentos mais calmos e contemplativos dos Agalloch. Esta variedade é algo que só favorece a dinâmica do trabalho e a maneira como o mesmo flui, com a agressividade bem temperada com a melancolia – algo que surge de forma perfeita no tema “Devotion To Lord”.

Esta fórmula de colocarem uns interlúdios favorece, como já foi dito atrás, a dinâmica do trabalho e acentua a capacidade atmosférica da banda, que é sem dúvida um dos grandes atractivos para quem procura música mais contemplativa, além de fazer com que este álbum soe equilibrado e diversificado. É uma banda ou projecto em conta no panorama do black metal atmosférico e pagão, com “Ancient Will Become” a ser um excelente álbum de estreia.


Nota:
8/10


Review por Fernando Ferreira