About Me

Roxxcalibur - "Gems Of The NWOBHM" Review


Já por algumas vezes temos falado aqui nestas páginas do fenómeno retro, normalmente associado à década de setenta e ao hard rock. Desta vez vamos avançar apenas um pouquinho no tempo e falar da áurea era para a música pesada da New Wave Of British Heavy Metal que nos trouxe nomes como Iron Maiden, Saxon e Def Leppard. No entanto existe um vasto naipe de outros nomes da época que os Roxxcalibur fazem questão de não ficarem esquecidos e enterrados – não necessariamente esquecidos. E a pergunta que se impõe é…

“Quem raio são os Roxxcalibur?”

Basicamente, uma banda de covers. Composto por metal experiente da cena alemã, os Roxxcalibur surgiram como homenagem a uma cena que consideram querida, sentimento partilhado por muitos fãs de heavy metal. O próprio nome da banda é baseado na famosa compilação “Roxcalibur” que tanto impacto teve na cena. Pode parecer incrível mas este “Gems Of The NWOBHM” é já o terceiro álbum da banda (o primeiro foi “NWOBHM for Muthas” e o segundo “Lords of the NWOBHM” – estão a notar um padrão?) e traz-nos mais catorze versões de temas clássicos de algumas bandas mais conhecidas que outras, mas todas representativas da cena.

Na realidade, grande parte das bandas aqui representadas são desconhecidas, tirando os Budgie (que também não se pode dizer que pertencem à cena em questão, já que começaram a carreira bem antes do início do movimento). No entanto é a qualidade dos temas que interessa e essa é enorme. O que os Roxxcalibur estão a fazer na prática é serviço público, disponibilizando para novas gerações nomes e músicas (mesmo que sejam versões) que estavam entregues à obscuridade. Por isso só, temos metade da nota que damos a "Gems Of The NWOBHM". O resto é referente à produção apropriada e às rendições de qualidade superior. Indispensável a qualquer fã de heavy metal tradicional.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira