About Me

Starblind - "Dying Son" Review


O heavy metal está de boa saúde. Continuamos a ter boas bandas a iniciarem actividades e as que iniciaram recentemente a voltarem para um segundo trabalho. É o que se passa com os suecos Starblind, que após a estreia no ano passado com “Darkest Horrors”, têm aqui um bom seguimento com “Dying Son”. A primeira coisa a salientar assim que o tema título se faz ouvir é que a grande influência dos Starblind é sem grande dúvida os Iron Maiden. A música em questão tem o dom de fazer lembrar a “Fear Of The Dark” inicialmente e depois a “Aces High”.

Esta semelhança poderá ser desconfortável para aqueles que gostam de coisas mais originais, mas para os mais distraídos poderá significar apenas ter uma série de gatilhos que activem o inconsciente e façam com que a identificação seja mais rápida. Além da proximidade de alguns riffs, é a própria estrutura dos temas que soa bastante familiar. Um tema como “Firestone” poderia ter sido escrito por Steve Harris na década de oitenta, começando por uma melodia de baixo e com a guitarra sem distorção a complementar.

Não chega de qualquer forma a ser um rip-off, pelo menos não o sentimos como tal. É heavy metal, sem grande identidade própria, e a que tem é devido à voz de Mike Stark, que, curiosamente, até tem uma voz genérica, própria do estilo em questão – poderá parecer um paradoxo mas a verdade é a voz lugar comum de heavy metal tradicional que afasta a banda do estigma “Iron Maiden”, presente em quase todas as músicas do álbum. Fãs de heavy metal tradicional e NWOBHM ou simplesmente Iron Maiden, está aqui uma boa viagem, definitivamente apreciarão. Quem não gostar de Maiden… bem, então vão detestar isto, mas também… quem é que não gosta de Maiden?!


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira