About Me

The Fifth Alliance - "Death Poems" Review


“Death Poems” é o segundo trabalho da banda holandesa The Fifth Alliance que tem o dom de conceder ao seu doom metal uma profundidade e densidade graças a uma costela pós-hardcore e até, em parte, sludge. Estas considerações são sempre discutíveis, mas o que há a salientar aqui é que o espírito doom está presente. O início da “Your Abyss” é absolutamente hipnótico, que imediatamente nos agarra pelos ouvidos, sugerindo uma viagem astral que, infelizmente, não se chega a concretizar. Qual a razão? A voz gritada de Silvia é demasiado unidimensional.

Se o registo mais emocional do início da dita música fosse mantido, os níveis de efectividade de certeza que se manteriam nos píncaros. Assim sendo, torna a audição um pouco mais aborrecida. Este estilo de cantar/gritar não é novo, aliás, se pensarmos no emocore ou screamo (ou coisa que o valha) vemos que não é novidade nenhuma, o problema é o beco sem saída que coloca a banda quando tudo apontava no sentido contrário. Musicalmente as coisas são bem melhores, embora também exista aqui o uso (e abuso) da repetição. É doom, portanto, também não deverá constituir surpresa nenhuma.

No final fica um pouco a sensação de que se esteve a ouvir a mesma música, dividida em quatro partes distintas. Não é o caso de dizer que temos riffs demasiado similares ou músicas demasiado próximas umas das outras. É mesmo a voz que faz com que soem todas ao mesmo. Ainda assim, passando por cima desse “pequeno pormenor”, este é um trabalho que quem gosta das facetas mais alternativas do doom poderá simpatizar. É consante a sua resistência ao timbre da amiga Silvia.


Nota: 5.6/10
Review por Fernando Ferreira