About Me

Ensight - "Hybrid" Review



Parece que virou agora moda as bandas estrearem-se com álbuns que ora nos surpreendem ora nos deslumbram. No caso dos italianos, temos um pouco das duas. Com uma sonoridade assente no lado mais metal da música progressiva, este álbum condensa em nove temas tudo aquilo que apreciamos no género. Para já, e uma das questões mais importantes, não confundem o tocar metal progressivo com a masturbação gratuita no que à técnica diz respeito. Não nos entendam mal, gostamos da masturbação técnica tanto quanto qualquer um, mas aqui tudo tem um sentido. Também não é daqueles álbuns em que os músicos são grandes músicos mas demonstram isso na forma de músicas pouco desafiadoras.

Nada disso.

A banda demonstra que sabe tocar, evidencia em qualquer uma das composições que podemos encontrar em "Hybrid", mas ao mesmo tempo que faz, contribui para que se tenham grandes músicas. Caso achem que seja bom demais para ser verdade, então ouçam o épico que fecha o álbum, "As The World Falls Down". Se o álbum começasse com este tema, teria que obrigatoriamente acabar já que depois disto já não vale a pena ouvir mais nada. Não é também dizer que esta estreia se resume a um só tema, porque a sua qualidade estende-se a todos os temas, inclusive a intro.

Os Ensight apresentam-se assim de forma exuberante, conciliando sensibilidade progressiva a um apurado peso metálico que confere especial interesse mesmo para os que são algo avessos às sonoridades progressivas. Um interessante álbum que urge descobrir de uma banda que tem tudo para se estabelecer como uma das grandes propostas dentro do género na cena italiana.


Nota: 8.4/10

Review por Fernando Ferreira