About Me

Funeral Marmoori - "The Deer Woman" Review



Funeral Marmoori é um nome tão estranho como enigmático e "The Deer Woman" não lhe fica atrás. A música apresenta todas estas caracteriísticas, tudo graças a um proto doom metal que com a ajuda de uns teclados bem vintage fazem com que o que poderia parecer banal se torne bem interessante. Imaginemos uma espécie de Hawkwind menos espaciais e extravagantes mas com igual capacidade para o hipnotismo psicadélico e podemos chegar mais ou menos perto daquilo que podemos ouvir ao longo destes sete temas. Mas afinal quem são estes Funeral Marmoori?

Oriundos de Itália, mais concretamente de Florença , a banda já se tinha estreado em 2011 com "Volume 1" e para quem o ouviu, é possível apreciar a evolução que a banda teve desde aí. Há muito por onde pegar, mas o factor abundante - normalmente associado ao groove - é mesmo o hipnótico. Músicas como "Spaccamani" e "Campane" têm ambas quase sete minutos de duração mas poderiam ter facilmente o dobro do tempo que não nos enjoaríamos. E é nesse ponto que a banda italiana triunfa por completo. Se é difícil fazer doom, mais difícil é fazer retro doom hipnótico e psicadélico que consiga manter e prender o interesse.

A voz, a sonoridade da guitarra (ou guitarras) e os teclados acabam por preencher por completo o som e também aquilo que os distingue dos demais. Sabemos que a cena de proto-heavy/doom metal está mais que preenchida e muitos dirão que estará sobrepovoada e esgotada mas enquanto tivermos álbuns como este, sem dúvida que ela continuará de excelente saúde. Surpreendente e acima de tudo cativante, está aqui mais um bom nome doom da Itália, este a remontar a outros tempos mas a continuar válido (muito válido) nos dias de hoje porque a boa música não envelhece, apenas fica melhor.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira