About Me

KZOHH - "Rye. Fleas. Chrismon." Review



Nem só gás natural nos chega da Ucrânia, também temos black metal com nomes esquisitos, bruto e ritualista mas isso também não deve ser propriamente novidade, afinal os Drudkh já têm uma porrada de álbuns. No que diz respeito aos KZOHH, este "Rye. Fleas. Chrismon." é apenas o segundo álbum, mas já demonstram ter capacidade para chegar a uma carreira com tanta longevidade como os seus compatriotas atrás mencionados (embora verdade seja dita, este seja um colectivo que também a sua costela russa). O foco é o black metal mas a forma como exploram o estilo é tudo menos convencional, transpirando uma atmosfera e ambiência (quase) única.

O seu grande trunfo são as dinâmicas, que fazem com que faixas com mais de sete minutos (que são cinco das sete que o trabalho tem) soem frescas e intensas, também, muito graças às investidas doom como evidenciado em épicos como "Alousia et Pestilentia Ignearia" e "Massebegravelser", onde o experimentalismo também tem uma palavra a dizer, principalmente neste última faica, onde temos alguns toques de industrial. No entanto, é mesmo nos momentos mais compassados (e atrevemos-nos a dizer, com mais groove) que as músicas dos KZOHH triunfam.

Black metal contemplativo, experimental, atmosférico e porque não, melódico, que poderá não ser aquilo que nos faça puxar para ouvir diariamente, mas que quando nos apanha, é uma viagem sem paralelo. É uma banda a descobrir urgentemente porque se ao segundo álbum, o impacto já é este, então imaginem aquilo que já terão dado ao mundo quando tiverem tantos álbuns como os Drudlh.


Nota: 8/10

Review por Fernando Fereira