About Me

Grave Forsaken - "The Fight Goes On" Review


Já aqui tínhamos dito que a Austrália é o novo Canadá certo? É que todos os meses nos têm surgido bandas surpreendentemente boas e das quais nunca tínhamos ouvido falar antes - talvez sejamos um pouco incultos, mas também temos desculpa, somos poucos e há por aí muita boa música à espera de ser descoberta e apreciada. Os Grave Forsaken não são propriamente novatos. Aliás, este é já o seu sexto álbum de originais de uma carreira que já conta com doze anos e o que apresentam é um thrash metal bruto na voz - ou seja aquele thrash metal que chamamos de death/thrash porque o vocalista não é propriamente melódico.

Até nos custa a chamar de "The Fight Goes On" de thrash/death metal porque este som é do mais clássico que pode haver. O tema título que abre o álbum parece que foi resgatado da era de ouro do thrash e soa tão fresco como soaria demolidor na altura. "Ok, é thrash metal, todos as semanas surge uma dezena de bandas thrash metal de qualidade, qual é a grande novidade? O que é que os Grave Forsaken têm a apresentar que seja fundamentalmente diferente daquilo que os outros fazm?" Manifestamente nada, até podemos dizer que o seu som não é propriamente memorável. Então porquê todo este entusiasmo?

Porque a cada vez que o ouvimos soa bem. Soa mesmo bem, com riffs meio técnicos, com solos cheios de feeling metálico e por vezes, apesar de uma escorregadela ou outra (como a estranha "Politcs Of Popularity" ou a pouco imaginativa "Four Creatures"), até algum groove que faz com que a experiência de ouvir "The Fight Goes On" seja divertida. E esta abordagem é uma que nem sempre é bem conseguida (até aqui nem sempre resulta) mas que quando feita com amor à coisa e talento, faz com que se fique automaticamente cativado. Basta gostar de thrash. Não é complicado nem difícil.


Nota: 7.3/10

Review por Fernando Ferreira