About Me

Helmut - "Bite!" Review


A capa é estranha, mas também o nome da banda e do álbum. Felizmente que a música é boa - muito boa! - e que o que temos aqui é a confirmação que os Helmut são uma das forças a ter em consideração no que ao doom/ stoner rock/metal suiço diz respeito. E não sabemos dizer bem porquê. Talvez acertem nas melodias, como a da intro "So Long Seagull" que se prolonga para o primeiro tema a sério que é o épico instrumental de quase oito minutos que nos deixa completamente fascinado. Aliás, este primeiro (segundo) tema seria o suficiente para escrever cinquenta parágrafos a rasgar elogios e até quase que temos pena quando percebemos que a banda não é propriamente instrumental.

Quase.

Quase porque a voz que nos surge logo na roqueira "Kelly Preston" é estranha e hipnótica o suficiente para nos manter presos às colunas. A base (instrumental, isto é) está toda lá e é esse ponto que nos vai conduzindo do início ao fim como se estivessemos completamente sedados. Não há problema porque mesmo depois de acordarmos não nos sentimos enganados. Como é que um feeling tão blues rock, tão boa onda como a "Garlic Snails" nos poderia deixar senão a sentir-nos bem, a bater o pé e a cantarolar mesmo sem sabermos a letra da música?

É este o alcance e a potência da sua música. Claro que a Suiça não é propriamente o país mais indicado para se procurar stoner rock ou doom metal ou o quer que seja que os Helmut tocam, mas isso só faz com que se destaquem sem qualquer dificuldade. Uma grande banda, que incrivelmente já lançou outros dois álbuns antes deste e que é urgente conhecer, mesmo que não se goste muito de doom ou de stoner. Basta ter o rock a correr nas veias e fica-se logo com a capacidade para ver que esta banda domina por completo. E o efeito não passa, só se aprofunda.


Nota: 8.7/10

Review por Fernando Ferreira