About Me

Greenleaf - "Rise Above The Meadow" Review


Mas que grande som podemos ouvir neste “Rise Above The Meadow”. “A Million Fireflies” é a introdução ideal para o mundo dos Greenleaf, caso exista por aí algum infiel que não conheça o seu trabalho. A banda sueca estreia-se pela Napalm Records com aquele que é já o seu sexto álbum e por mais álbuns que lancem, o foco está sempre na década de setenta, o que significa que todos aqueles que consideram que nasceram demasiado tarde, têm aqui a prova em como estão completamente errados.

Dizer que este trabalho é stoner ou retro é redutor. É rock, é hard rock, é vivo, visceral, cheio de feeling e emoção boogie no que à tradição do rock clássico diz respeito e, mais que uma sensação, esta é uma certeza conforme a primeira audição se vai desenrolando. Esqueçam os truques, os botãozinhos que estão à espera de ser carregados para que se possa encaixar nesta ou naquela prateleira comercial. Quando as coisas são simples e verdadeiras, basta apenas ouvir e deixar o corpo fazer o resto. Quando o corpo reage sozinho a estímulos auditivos, então é porque temos realmente algo especial em mãos, tanto para o bem como para o mal. Neste caso é para o bem.

Se a Napalm Records for o veículo para uma explosão maior em termos de reconhecimento, então é uma questão de justiça e de prova que este mundo não está tão desequilibrado assim. Pelo menos no mundo da música. Temas como “Gold Throne”, “Levitate And Bow (Pt. 1 &2)” e a final “Pilgrams” são apenas bons exemplos de como a excelência musical está bem presente e da sua variedade e dinâmica em “Rise Above The Meadow”. Não é preciso grande coisa para se ficar rendido a este álbum. Basta gostar de música e ter alma.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira