About Me

Primal Fear - "Rulebreaker" Review




Quem é que se recorda de quando os Primal Fear apareceram? Parece que foi ontem mas se formos a ver, já passaram quase vinte anos. Vinte anos! A banda atravessou alguns momentos menos bons criativamente, mas a sua solidez discográfica, ainda assim, é bem apreciável, quase tanto como a sua regularidade discográfica e aquilo que parecia ser uma imitação cara (porque sempre foi boa) dos Judas Priest tornaram-se num dos emblemas do heavy metal alemão, suplantando os Sinner, a outra banda de Mat Sinner, o líder e fundador. O que é que podemos esperar de “Rulebreaker” além de um excelente álbum de heavy metal?

Pouco mais na verdade. E chega. A banda demonstra estar em grande forma, sem mudar muito numa fórmula que é vencedora. O único problema da mesma é depender de boas músicas e nesse ponto “Rulebreaker” está mais que bem assegurado. Surpreendentemente dinâmico e divero, é um festival de bom gosto no que ao heavy/power metal diz respeito. Para um melhor exemplo nada que colocar lado a lado o tema título e aquele que se lhe segue no alinhamento, “In Metal We Trust”, uma malha uptempo que se torna viciante em pouco tempo. No entanto qualquer uma das duas transpira heavy metal clássico.

Os Primal Fear chegam a um ponto em que não têm absolutamente mais nada a provar a quem quer que seja. Fazem heavy metal, sempre fizeram e com “Rulebreaker” só não percebe quem não quer que sempre vão fazer. A diferença é que o fazem com classe (e até algum arrojo – conferir o épico de onze minutos “We Walk Withou Fear”) e este trabalho é apenas mais um exemplo disso. São onze temas, é o décimo primeiro álbum de originais de uma carreira dedicada ao som sagrado. Para quem gosta (ama!) o estilo, não fica a faltar nada, absolutamente nada.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira