About Me

Atrament - "Eternal Downfall" Review


Já fazia cá uma blackada podre e intensa para animar a malta. Mais um álbum de estreia, desta vez dos Atrament, norte-americanos, que têm aqui em "Eternal Downfall" um belo petardo de death/black metal misturado (ou será melhor dizer, embebido) em crust/punk. Este é um trabalho que passa num instante - ou não estivessemos a falar de death/black/crust/punk e com músicas raramente superiores à marca dos três minutos - mas que para quem gosta deste tipo de podridão, é um instante rápido demais. É impossível ouvir temas como "Sunken Reign" e "Consumed" e não pensar que os Benediction de início de carreira resolveram fazer versões dos Extreme Noise Terror, quando os mesmos faziam versões dos Venom.

É claro que também temos aqui um saudável sabor necro, fruto também da produção cheia de gravilha - e admitamos... onde existe reverb na voz, normalmente é coisa do chifrudo. A dinâmica é praticamente inexistente, já que as músicas andam mais ou menos todas no mesmo andamento, exceptuando por uns momentos mais compassados aqui e ali. Uma banda que também vem à mente são os nossos Decayed. Os norte-americanos espalham por aqui o mesmo tipo de progressão de riffs que os guerreiros lusitanos de Satanás costumam usar e poderá ser um sentimento de familiaridade para quem ouve pela primeira vez este conjunto de músicas.

Simples mas sem ser básico. Cru mas sem soar mal. Javardolas mas sem ser propriamente tosco. Os Atrament consegue apresentar um conjunto de músicas bem interessante que agradará todos os fãs de coisa necro. Bons riffs e bom andamento, fica-se com a sensação de que este álbum de estreia tem todas as possibilidades para passar com sucesso o teste do tempo. Destaca-se a "Rotting Twilight" que oferece a tão necessária dinâmica para que a coisas não caia no aborrecimento. Boa surpresa.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira