About Me

Bak XIII - "Aut Caesar Aut Nihil" Review


Para quem é conhecedor de EBM, os Bak XIII são um nome obrigatório. O que seria algo que nos facilitaria a vida, correcto? Termos um nome grande, seja qual for a cena - até porque, e correndo o risco da repetição até ao cúmulo do aborrecimento, a Metal Imperium é uma entidade para lá de eclética - seria à partida uma razão para que esta crítica fosse algo fácil. Não é. E porquê? Porque apesar de sermos ecléticos, o EBM é um estilo musical para o qual somos particularmente alérgicos, o que nos dificulta a capacidade sermos imparciais.

E tentamos, mas não conseguimos. Não quando um álbum começa com uma "Fear Business" que parece que foi saída de um refugo de uma discoteca pariesiense no ano de 1999 ou uma "Swiss Ideal" que tem uns sintetizadores próprios de um spectrum e uma "Death Is The New Hype" que parece uma sequela em mau. E por mais voltas que tentemos dar à coisa - e tentámos. Muitas! - nunca conseguimos encontrar pontos positivos que possamos salientar para todos os nossos leitores. E não é o caso de se tratar de um mau álbum de EBM. O problema é mesmo tratar-se de EBM.

Apenas isso.

No caso de haver metaleiros ou roqueiros que gostem de música de dança em geral ou de EBM, "Aut Caesar Aut Nihil" é um álbum muito interessante. Para todos os restantes, é mesmo de fugir.


Nota: 1/10

Review por Fernando Ferreira