About Me

Lords Of Black - "II" Review


Segundo álbum destes Lords Of Black, que junta Ronnie Romero (vocalista da mais recente encarnação dos Rainbow) com o guitarrista espanhol Tony Hernando e o baterista Andy C., também espanhol, dos Kaothic, ele que já passou também pelos Wormed, Avulsed e Dark Moor. Para quem poderá ficar admirado de não ter ouvido falar antes deste nome, há uma explicação para isso. O álbum foi lançado de forma independente, pelo que é natural que apenas agora, com o apoio sempre atento da Frontiers que se ouça falar deste projecto, que é super mais pela qualidade da música do que propriamente pelos nomes envolvidos.

A primeira coisa a ser dita como análise a "II" é que Ronnie Romero tem uma voz dos diabos. Uma espécie de Jorn Lande latino - Romero é chileno - que tem um poderio vocal que não deixa ninguém indiferente. É aquela voz que se sente que eleva logo a qualidade das músicas uns bons pontos acima e isso acontece aqui, num conjunto de músicas que de si só já têm uma qualidade bruta. Seria preguiça dizer que a banda toca power metal, quando o seu heavy metal, apesar de ter um poder descomunal, está mais próximo do heavy metal de vertente neoclássica do que propriamente do tipico power metal que andava por aí em demasia uns bons anos atrás.

É perda de tempo enumerar temas, já que a sua qualidade é possível de apreciar ao longo de todo o trabalho, onde até uma balada lamechas com aquele toquezinho sensual de azeite se torna um grande tema - até porque "Everything You're Not" tem tanta gás que dá um novo sentido à palavra power ballad. Com a produção cristalina e poderosa a cargo de Roland Grapow (ex-guitarrista dos Helloween) que também cuidou da mistura e masterização, este é um álbum surpreendentemente viciante. Para quem achava que já não se faziam álbuns de heavy metal que nos agarram do início ao fim, então este álbum é especialmente para eles. Excelente surpresa.


Nota: 9/10 

Review por Fernando Ferreira