About Me

A.H.P. - "Against Human Plague" Review


Diz um chavão dos filmes de terror que quando não há mais espaço no inferno, os mortos começam a andar por aí - salvo erro no clássico de George Romero, "A Noite dos Mortos-Vivos". Pois por vezes a realidade da música extrema parece querer pegar nesse chavão e adaptá-lo ao que temos actualmente que é... quando não há mais espaço no inferno, as bandas de black metal começam a andar por aí a pontapé. Não se pode dizer que seja um fenómeno recente, mas é impossível não deixarmos de nos impressionar na quantidade de projectos novos de black metal que continuam a surgir.

Estes A.H.P. são mais uns, ou neste caso, mais um, já que se trata de uma one-man-band que tem como mentor o amigo Gulnar. Poderia supor-se, logo pela amostra da primeira faixa, o tema título, temos aqui uma proposta de black metal cru e directo, no entanto, a faixa seguinte, "Down Here", aponta-nos para um darkwave ambiental minimalista que surpreende-nos mas não deixa de nos agradar. "Unleashed The Storms" é outro petardo de black metal feio, porco e mau (no bom sentido) tendo como sequência outro tema de ambient, "Dungeon Of Rotting Corpses", que nos faz perceber que temos aqui um padrão muito definido.

Apesar de tornar o álbum mais dinâmico por um lado, por outro também o torna mais previsível e menos coeso. Em vez de termos um trabalho que conjuga da melhor forma o black metal e ambient, dois géneros que já foi provado que se fundem muito bem, temos uma entidade esquizofrénica que pode ser dividido em dois. Felizmente, estas duas metades são boas e seriam bem melhores se se complementassem. Ainda assim, uma estreia bem interessante e que promete trazer frutos de valor num futuro próximo. Para já, fica apenas essa promessa.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira