About Me

Circus Maximus - "Havoc" Review


Circus Maximus até poderá ser um nome desconhecido para alguns, mas os mais atentos ao metal progressivo de certeza que os têm como um nome forte da cena progressiva norueguesa (ou porque não dizer escandinava). Depois de quatro anos de ausência, a banda regressa através da mão sempre atenta da Frontiers que nos prova de que nem só de hard rock ou rock fm vive a editora italiana que tem sido a casa da banda desde o anterior trabalho “Nine” que já data de 2012.

Para quem se queixa que o som dos Circus Maximus é demasiado limpinho então precisa de ouvir urgentemente um malhão como o tema título que é a faixa mais imediata e também é um grande tema energético e viciante. Mas esse não é o foco da banda, sendo que os temas levemente emocionais (e por emocionais também se entende e enquadra o termo feeling, que transmite muito mais do que aquilo que a tradução da palavra nos diz) são por excelência a praia da banda e aqui podemos comprovar isso mesmo através de temas como “Loved Ones” e “After Fire”.

Já é chover no molhado dizer que a banda é exímia no domínio dos seus instrumentos e na arte da composição de grandes temas que conjugam emoção, peso e melodia com uma capacidade incomum, onde músicas com tiques pop como “Remember” (que poderia estar a passar nas rádios que não iria causar estranheza a ninguém) convivem igualmente bem com outras algo mais complexas como a faixa de abertura “The Weight”, sendo que a melodia é o ponto comum a todas elas. “Havoc” é um álbum que exige muitas audições, não porque não entra mas porque começando a ouvir, não conseguimos parar – aquela última música então é algo de mágico.


Nota: 8.4/10

Review por Fernando Ferreira