About Me

Dälek - "Asphalt For Eden" Review


Já aqui diversas vezes nos gabámos de sermos ecléticos e se calhar ese foi um erro porque mais cedo ou mais tarde nos depararíamos com uns Dälek. E não, não se trata da raça de robôs que parecem aspiradores da série britânica Dr. Who. Antes fossem, se calhar. Ok, vamos desdramatizar. Não é assim tão mau. Apenas é diferente. Basicamente, e para quem não sabe como nós não sabiamos, Dälek é uma entidade que se move pelo hip-hop industrial.

Exacto.

É extremamente injusto para os Dälek fazermos esta crítica porque para já, como o nome indica, somos a Metal Imperium e não a Hip-hop Imperium, portanto este "Asphalt For Eden" assume-se à partida como o bombo da festa e não é bem isso que pretendemos. Apesar de apreciarmos algumas vertentes do hip-hop, conjugadas ou não com o metal ou rock, não somos qualificadas o suficiente para conseguir avaliar com justiça esta obra, no entanto, e a mão tem de ser dada à palmatória, temos aqui elementos suficientes para dizer que este som não é o lixo que nos chega das rádios todos os dias.

Para já os Dälek conseguem criar ambientes opressivos e claustrofóbicos. As suas mensagens líricas não falam de prostitutas com cio nem em tiroteios em South Central. Estes dois pontos são suficientes para chegar a meio da pontuação. Depois temos aqui pormenores que não estariam desfasados de algum projecto de chillout ou ambient mais agressivo, como a "Masked Laughter (Nothing's Left)", o que nos deixa desarmados quando partimos para a estupidez e damos largas ao preconceito. É um trabalho que estéticamente não nos puxa para ouvirmos outra vez, mas que nos impressiona pela diferença que marca entre aquilo que o género mainstream nos faz chegar. Interessante e para mentes abertas.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira