About Me

Human Fortress - "Defenders Of The Crown" Review


Já aqui falámos incontáveis vezes que a transição da década de noventa para o novo milénio foi uma época de ouro para o power metal. Uma época onde não só bandas clássicas conheceram um novo impulso nas suas carreiras (ou o reconhecimento merecido) como também novas surgiram. Os alemães Human Fortress pertencem ao segundo grupo, lançando o seu álbum de estreia em 2001 e voltando para mais dois anos depois com "Defenders Of The Crown", um trabalho que reuniu muito boas críticas na altura e que a sua editora, a Massacre Records achou por bem reeditar.

Para muitos, este trabalho é o melhor da banda, que parece que ainda não conseguiu ultrapassar a fasquia colocada desde então, pelo que até se entende a reedição, sendo talvez também uma forma de relançar a carreira da banda (ou de motivar a própria banda para voltar aos bons e velhos tempos, embora já saibamos que estes regressos ao passado normalmente são bastante inconsequentes. A qualidade de "Defenders Of The Crown" não está em causa. Junta o melhor que há do género, inclusive um saborzinho medieval ou folk que é muito bem vindo - ouvir a "Siege Tower"

Como atractivo para aqueles que já têm o trabalho, não existem grandes incentivos, já que como extras temos apenas duas faixas demo que ainda não tinham sido lançadas antes e que têm a particularidade de contar com o vocalista original, Jioti Parcharidis. As duas faixas em questão são interessantes mas dificilmente justificam a compra do álbum por parte de quem já o adquiriu. No entanto, para quem não o tem ou mesmo para quem não conhece a banda, está aqui uma excelente oportunidade para o fazer. Esperemos então que sirva para a banda ter presente os tempos em que lançava álbuns destes.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira