About Me

Isolert - "No Hope, No Light... Only Death" Review


Black metal misantrópico para 2016 é sempre uma boa receita musical. Oriundos da Grécia, os Isolert apresentam-se com um black metal cru e frio, que até nem é comum vir daqueles lados. Não nos queixamos que o proveito é realmente nosso. Depois de uma breve intro na forma de "Intro (Doomed)", surge a "Your Hipocrisy" que debita um black metal impiedoso ao qual não guardamos muitas resistências até porque volta e meia entra por ritmos mais compassados e torna a coisa (ainda) mais interessante.

Apesar da forma crua de fazer as coisas, não se pode dizer que esta não seja uma proposta que não use das melodias da forma mais comum no black metal: riffs em tremolo picking para lá de apelativos e que têm um grande impacto. Parece ser a conjugação de várias factores que tornam esta uma grande proposta de black metal - e atenção que está apenas limitada a quinhentas unidades - onde temos os momentos mais compassados, as melodias apelativas e melancólicas, em conjugação com os momentos mais uptempo que normalmente também andam associados às tais melodias.

Há por aqui um sentimento nostálgico do qual os Isolert fazem uso e que todos os que sejam particularmente sensíveis ao som que se fazia no final da década de noventa no que ao black metal diz respeito ficam quase imediatamente vidrados. Um uso muito inteligente das dinâmicas que faz com que cada música seja interessante do início ao fim (o que resulta precisamente num álbum interessante do início ao fim) e onde tudo flui de forma natural - sendo o black metal um género onde as regras tiranas são mais que muitas, é normal encontrar soluções criativas apenas porque sim. Isso não acontece aqui, tudo resulta naturalmente num grande álbum de estreia. Relembro o que disse atrás, limitado a quinhentas cópias. Corram!


Nota: 8.8/10

Review por Fernando Ferreira