About Me

Tenth Amendment - "Conviction" Review


Existem certos rótulos que para nós são mistério… o que raio é groove metal? Provavelmente já falámos disto aqui antes, mas perante o segundo álbum dos Tenth Amendment, somos forçados a levantar novamente esta questão. Apelidar uma banda de groove metal não será apenas uma desculpa para manifestar uma profunda preguiça? O groove é algo que está inerente a todos os géneros do metal, até mesmo um género como black metal tem groove. Sendo assim, o que é que temos aqui?

Será mais correcto dizer que se trata de um metal industrial modernaço que consegue ter muito groove, mas isso apenas arranha a superfície. Também remos peso e alguns pormenores electrónicos que surgem pontualmente. O grande foco é mesmo a agressividade rítmica (não a um ponto de uns Fear Factory embora certos momentos partilhem o mesmo tipo de atmosfera, como no tema título, que de vez em quando nos traz à memória o “Demanufacture” ) de algo que poderemos associar ao death metal mais moderno. Embora se possa ter a tentação para se pensar em metalcore, não há grandes pontos em comum – outro dos perigos de chamar simplesmente groove metal a “Conviction” quando têm tantas outras nuances.

É um álbum que se ouve bem e que acaba por ter uma certa vantagem com os seus apetrechos e soluções de arranjos electrónicos. Não existe uma separação de águas muito forte, pelo que quando se fala em metal industrial está provavelmente a dar-se uma noção tão errada de que dizer simplesmente que se trata de groove metal. O que só prova que o som dos Tenth Amendment tem mais valor do que aquele que se esperaria à partida. Ainda assim, faltam mais músicas que realmente conquistem o ouvinte. Talento existe sem dúvida, no entanto, falta concretizá-lo em pleno, pelo menos da forma como ele promete à primeira vista.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira