About Me

Catchlight - "Amaryllis" Review


"Prenatal" intriga. Sabemos que pela sua duração não passa da uma intro, mas o ambiente cinematográfico, intenso e próprio de uma peça de música ambiente deixa-nos a pensar sobre o que virá a seguir. Se pensarmos em metal progressivo, não nos enganamos ao ouvir "Eclosion", o primeiro tema a sério deste "Amaryllis", ao que tudo indica o primeiro álbum da banda francesa de metal progressivo Catchlight. Ainda a dita música "Eclosion" não chegou a meio e já estamos agarrados, mas também isso já tinha acontecido na já mencionado "Prenatal". Há um nome que nos surge automaticamente... Riverside.

Não é dizer que os franceses são um rip off da banda polaca mas muitas das suas ambiências principalmente na forma como usam as guitarras, fazem-nos lembrar inevitavelmente os Riverside. Por outro lado, a voz é bastante diferente, mais grave e mais terra-a-terra. Ainda assim, somos embalados entre a melancolia e emoção que temas como "Long Night", "The Awakening" e as duas partes de "Amaryllis' Fall" nos provocam. E apesar dessa sensibilidade ser omnipresente, não deixa de haver peso que também nos impede que entremos em coma.

É o melhor de dois mundos que permite que tenhamos aqui uma grande estreia de metal/rock progressivo de um nome que demonstra ter um talento descomunal para vir a ser um dos grandes do estilo. Parece-nos que a banda francesa ainda não tem editora, o que também será algo que não se manterá certamente durante muito mais tempo, isto se existir justiça no mundo - e antes que os mais pessimistas e cínicos digam que não existe, hoje em dia perante mesmo as injustiças há sempre algo que consegue furar tudo e todos. Cremos absolutamente que o talento demonstrado pelos Catchlight tem essa força.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira