About Me

Ethereal Riffian - "Youniversal Voice" Review


O começo da "Sword Of The Deathless (Intro)" é completamente hipnótico. Um mantra num dialecto que parece ser hindu embala o ouvinte numa dança astral que faz com que o mesmo se liberte lentamente das amarras do seu corpo e comece a flutuar por essa maionese fora. Já sabemos como é que estas coisas do metal funcionam. Na maior parte das vezes temos uma intro toda catita e depois temos o resto do álbum a puxar noutra direcção totalmente diferente. Felizmente não é o que acontece aqui. A toada hipnótica e meio psicadélica mantem-se assim como a voz a puxar monge do Tibete tímido.

Então... de onde raio saíram estes Ethereal Riffian e o seu metal Tibete saído dos infernos? A resposta poderá surpreender. Os Ethereal Riffian surgem da Ucrânia e já têm dois álbuns de estúdio que são urgentes descobrir. Já este "Youniversal Voice" é um trabalho registado ao vivo mas que pela qualidade sonora, nem de tal suspeitariamos - o reverb é muito realmente, mas já ouvimos bandas com tanto reverb em estúdio que parece que foram gravadas numa casa de banho sem telhado dentro de uma catedral. Ainda assim, o som ajuda ao tal efeito hipnótico que se mantém ao longo de todas as sete faixas (não contando com a intro já mencionada atrás).

Para quem aprecia world music, principalmente na tal vertente do som do Tibete, vai adorar o feeling geral deste trabalho e faixas como "Wakan Tanka", um mega épico de doze minutos vão cair que nem gingas. Aliás, todo o trabalho, como um todo é um festim para todos os que gostam de sonoridades psicadélicas, principalmente quando misturadas com o peso das guitarras. Teremos que acrescentar que a embalagem do próprio CD, pelas fotos que vimos (porque só tivemos acesso ao mp3), também promete, pelo que este assume-se como uma aquisição obrigatória.


Nota: 8.6/10

Review por Fernando Ferreira