About Me

Seratonin Syndrome - "Sarajas" Review


De vez em quando encontramos descrições de bandas no Metal Archives que nos deixam abismados, ou então somos nós mesmo que estamos a ver a coisa mal. Os finlandeses Seratonin Syndrome estão descritos como pós-metal/rock quando nós poderíamos jurar de que se trata mesmo de death/doom emocional. Em defesa do site, a descrição vem da própria banda que diz combinar death metal com rock alternativo e pós-metal. Categorias e rótulos aparte, este trabalho é uma excelente proposta que agradará a todos os que gostam de sonoridades de bandas como Before The Rain ou My Dying Bride ou seja, todos os que gostam daquele doom metal melancólico mas sem perder o peso de vista.

Ao longo de cinco temas de duração acima da média (o mais pequeno tem seis minutos e meio, enquanto o maior tem quase dois) somos transportados para uma viagem emocional que queremos repetir várias vezes - isto contrastando com o espírito sugador de energias que maior parte das propostas no género mais emocional do doom têm - e é algo que quase todas as músicas, na sua generalidade promovem. Quase todas as músicas deixam o ânimo lá em cima. Quase, porque temos o peso fantástico da "My Boat Is Filled With Blood" que é bem opressiva - de uma maneira positiva, se é que isso é possível. Ainda assim, é uma abordagem que não se revela tão vencedora por ser precisamente o que se espera neste género.

O âmbito geral é, no entanto, aquele que citámos atrás e esse que se torna viciante e que torna este segundo trabalho da banda finlandesa algo a ouvir daqui a uns tempos com a mesma intensidade tal como a ouvimos agora. Não vamos esconder que a razão de gostarmos tanto deste trabalho é por nos remeter para os tempos áreos do death/doom mais melancólico. Não há nada de errado com isso, afinal a banda não surge aqui a copiar ninguém e consegue mais do que recriar alguma música em específico, consegue capturar um ambiente que se julga perdido no tempo e confinado a algumas obras-primas do passado. Aqui está mais uma para a lista.


Nota: 8.6/10

Review por Fernando Ferreira