About Me

Oxenfree - "Beacons" review

"Beacons" é o álbum de estreia do quinteto norte-americano de rock alternativo e pode-se dizer que é uma excelente apresentação. Começa de mansinho com uma "Fine Dining" que vai em crescendo capturar o ouvinte. Claro que temos que fazer a ressalva que para quem é apreciador da metalada pura e dura, conseguirá resistir facilmente aos encantos da dita música - e já agora de todas as restantes - já que o assunto aqui não é propriamente riffs distorcidos e bateria frenética e sim melodias que têm o seu quê de pop easy listening.

O que poderá parecer desfasado daquilo que habitualmente tratamos aqui, mas a partir do momento em que a base é rock, então o assunto é com connosco. E não se pense que não existem por aqui momentos um pouco mais uptempo - teremos que ser cautelosos nas descrições para não levar ao engano - e que emprestam mais dinâmica ao conjunto como um todo. "Foxes" é um bom exemplo, com uma melodia bem cativante e até festiva que convida a bater o pé e aos mais desinibidos à dança. Essa energia é uma boa representação daquilo que podemos encontrar ao longo destes onze temas.

E por falar em dinâmica, é com temas como "Everybody Knows" que se mostra a fórmula vencedora da banda, que já nos tinha sido apresentada com a já citada "Fine Dining", sendo que a diferença aqui é no peso, que é consideravelmente superior. A mistura entre o despertar de emoções através da música e as melodias marcantes fazem com que este seja uma grande estreia que de certeza que fará sucesso no circuito do rock alternativo/indie. Simplicidade mas extremamente eficaz, aqui temos mais uma banda que não nos importávamos que passase mais nas nossas rádios do que o lixo presente. Boa surpresa.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira