About Me

Matthew Logan Vasquez - "Solicitor Returns" Review


Não gostam quando temos estreias a solos de pessoal que não conhecemos de lado nenhum? A pergunta poderá parecer como sendo irónica ou sarcástica mas aqui estamos mesmo a falar de uma boa surpresa. O dito senhor, Matthew Logan Vasquez é conhecido pela sua participação nos Delta Spirit, que entretanto deram uma pausa na sua carreira, e tem aqui a sua estreia a solo. O tema título que também é aquele que faz as honras deste álbum, poderá induzir em erro, já que é dono de todo um ambiente electrónico vintage da década de oitenta.

Incompreensivelmente, a faixa que se segue não tem nada a ver com esses ambientes. “Maria” revela um rockão descontraído com as raízes no folk que Vazquez já nos tinha dado a conhecer nos já mencionados Delta Spirit. Uma guitarra solo irrequieta e cheia de feeling enche o som e agarra-nos pelos colarinhos, mostrando que não temos aqui mais do mesmo, no que ao rock diz respeito. Até porque “Personal” vai buscar um pouco do tal feeling vintage da música da pop da década oitenta. Surpreendentemente resulta. Resulta mesmo bem.

“Solicitor Returns” é uma estreia inspirada de alguém que demonstra ter mais talento do que os limites que os estilos lhe impõe. Só assim se poderia ter um álbum tão dinâmico como este, onde as músicas tipicamente de cantautor têm tanto impacto (sem aborrecer) aos temas mais imediatos e explosivos, com o tal toquezinho pop na montada. Com um feeling assumidamente retro, este é um trabalho que se instala logo à primeira e vai entranhando-se enquanto se estranha. Destaque para a “Black East River” que parece que é uma daquelas músicas clássicas, que conhecemos desde sempre.


Nota: 7.3/10

Review por Fernando Ferreira