About Me

Funeral Tears - "Beyond The Horizon" Review


Sendo um dos estilos que, pessoalmente, mais gosto de “consumir” e sentir, o Funeral Doom é tantas e tantas vezes mal compreendido e mal-amado. A depressão, o sentimento e a tristeza profunda não estão ao alcance de qualquer mente iluminada. Para quem faz deste estilo o seu meio de comunicação entre as almas terrestres e um qualquer submundo psiquiátrico, é algo de transcendental e ao mesmo tempo fabuloso.

Nikolay Seredov mostra-nos em "Beyond The Horizon" como se traduz toda a agonia e lamento em melodia. Retira-nos assim todo o abstrato da nossa existência - aqui existe Vida. A faixa que dá nome ao álbum é prova disso mesmo. Toda a mensagem emocional será captada com os nossos olhos fechados, numa escuridão adequada ao momento.

Outro momento colossal nesta viagem é a faixa "Breathe". Tem nas suas entrelinhas um homenagear subtil aos grandes Mestres deste estilo. Uma cadência fúnebre de beleza melancólica que se absorve de imediato aos primeiros segundos. Quanto mais nos enraizamos no desenrolar melódico e musical de Nikolay Seredov mais nos viciamos neste álbum. Ouçam I Suffocate e respirem tudo o que possam.

Destaco todo o trabalho das vocalizações, está realmente muito bem conseguido. Os ambientes proporcionados pelas guitarras e teclados estão ao nível de qualquer nome maior deste estilo.

Funeral Tears pode não ser considerado uma Obra-Prima do seu género mas tem lucidez e maturidade musical para estar entre os seus principais rivais.

Nota: 7/10

Review por Ricardo Gonçalves