About Me

Vita Imana - "El M4l" Review


Os Vita Imana são uma banda espanhola, originária de Madrid, que apresenta um line-up inalterado desde a sua formação em 2005, contando com 6 elementos: Javier Cardoso (vocais), Miriam (percussão), Román García e Puppy (guitarras), Dani García (baixo) e Pepe Blanco (baixo e backing vocals). Tocam um metalcore muito particular e em especial neste último álbum, mais não seja por toda a sua discografia ser cantada na sua língua materna, .

"El M4l" é o nome deste 4º álbum de estúdio dos Vita Imana e não é apenas mais um, é um registo que mistura agressividade, criatividade e imaginação na perfeição. Este álbum consegue juntar a agressividade da voz de Javier com a distorção e técnica das guitarras e, ao mesmo tempo, com vozes limpas e o timbre tribal da percussão que se mantém ao longo de todo o álbum.

Toda a obra parece estar estruturada de modo a contar uma história, exemplo disso são músicas como “Génesis” e “El Duda”, sendo esta última dividida em 3 actos. Outro facto interessante é a sequência de músicas: “Nueva Vida”, “El Comienzo” e “Mi Camino”. A primeira é de uma agressividade extrema a nível instrumental e também vocal, enquanto que a segunda já é uma música exclusivamente instrumental (só guitarra acústica), a começar com o choro de um bebé, dando o mote para o que se vai dar na terceira música desta sequência. Na música “Mi Camino” temos um especial ênfase na percussão de Miriam, onde fica mais que demonstrado que os Vita Imana conseguem ligar na perfeição esse instrumento aos restantes.

Devido a todas as características que disse anteriormente, para quem gosta de metalcore e está cansado de ouvir sempre as mesmas coisas, este álbum é um Must Have.

Nota: 8.5/10

Review por Pedro Loureiro