About Me

Inframonolithium - "Mysterium" Review


O doom presente na faixa-título de “Mysterium”, apresentado por sintetizadores a evocar uma melodia oscilante, bateria pesada e guitarra a marcar o tempo vem indicar aquilo que se pode esperar deste trabalho do projecto desta “one man band”, os Inframonolithium. Ora, este projecto belga, estreia-se nos lançamentos de longo duração em 2018, após uma demo de 2017, demonstrando uma capacidade de criar uma sonoridade opressiva, lembrando os Terra Tenebrosa.

No entanto, à medida que vamos ouvindo “Mysterium”, passando desde o tema-título inicial por “Loss” e “Death-Flow”, parece não haver alteração na dinâmica das músicas que apesar de se interligarem de forma natural, não deixam de seguir a lógica de peso invocado pela bateria e guitarra com apontamentos de teclados. Em “Failing Light” temos uma quebra nesta rotina, com uma introdução de piano, e com uma harmonia que parece querer levantar o espírito do ouvinte para além do peso a que foi sujeito nos temas anteriores.

Com “Empty Rooms” temos o encerramento do álbum marcado com a bateria no mesmo registo que este trabalho havia sido iniciado. Na verdade, este álbum, no eu todo, parece querer invocar um  estado de espíritomeditativo no ouvinte, algo na veia de uns Om, mas sem voz e sem mudanças de dinâmicas, além dos “drones” rítmicos que repete ao longo dos seus 42 minutos.

Nota: 5/10

Review por Raúl Avelar