About Me

Guthravir - "Faceless Spectators Mocking the Tragedy" Review


Os lusitanos Guthravir, no ano de 2018, decidiram criar uma obra no plano do black metal depressivo que rapidamente nos cativa. "Faceless Spectators Mocking the Tragedy" é a décima primeira obra da banda oriunda da capital portuguesa. Muito poucas são as bandas de uma só pessoa capazes de ter inspiração suficiente para uma bagagem tão extensa como a de Guthravir.

Ao longo de 4 anos, Ricardo Lima traz-nos 11 álbuns, 10 deles de longa duração, repletos de enigmas sonoros e desafios constantes dentro da composição, um tanto ou quanto melancólica, da onda do Depressive Black Metal. Esta última criação consegue, ao longo que quarenta e cinco minutos, colocar-nos num plano de instrospeção contínua sobre tudo o que nos rodeia e isolar-nos de tudo o que está à nossa volta.

"Force Fed Empathy", faixa que dá início ao álbum demonstra-nos através de riffs que se arrastam e vozes em sofrimento que o álbum será uma peça única. Pode-se verificar esse cunho característico do Depressive Black Metal com um pedal de bateria e uma distorção quase perfeita, durante toda a faixa. E não só. Ó álbum em si está munido desta sonoridade. Outras faixas que o podem comprovar são por exemplo "Precipice of Oblivion" (segundo tema) e "Stray from the Withering Flame and the Snow will Swallow You Whole" (quarta faixa) que conseguem colocar o ouvinte e apreciador do género num êxtase de calma. Os restantes temas são, em todo o caso, e não querendo de todo desdenhar a sua importância, peças marcantes que dão vida e forma ao álbum da banda lisboeta.

Resta só aguardar pelos restantes passos que Ricardo Lima quiser propôr-nos a dar pelos trilhos do Black Metal depressivo. Até agora a viagem tem sido única. Parabéns e... Obrigada Ricardo Lima por Guthravir.

Nota: 8.9/10

Review por Carolina Lisboa Pereira