About Me

Reportagem: Humanart, Balmog e Anifernyen @ Metalpoint, Porto - 01/09/2018



Para celebrarem os seus vinte anos de existência, os Humanart juntaram, por ordem alfabética, dois outros nomes, um de Gaia, outro da Galiza, respectivamente, para fazer a celebração.

Os Anifernyen regressaram à actividade e mostraram, nesta noite, que andam a trabalhar em novo material. Se no início pareciam inócuos, no final remataram com três temas que aguçam a vontade de se voltar a ver o grupo: «The Scarlet Winter», único tema do Ep de 2008, «Christendoom» e «Neverlight». 
Três temas densos, rápidos e que podem apontar um caminho interessante para um disco que se anuncia.

Numa sala quente e mais lotada, os galegos Balmog trouxeram o seu recente «Vacvvm» do qual executaram cinco temas, «Eating the Descendant», «Hodegetria», «Vigil Of The Blind», «Come To The Pulpit» e «Gignesthai». Em formação de trio, a atuação esteve à altura da qualidade dos discos, sendo sempre um prazer ver esta banda. 
O concerto terminou com temas de «Svmma Fide», «Der Fluche», «Hoshek» e «Ascetic Penitence». Prometeram ainda estar de volta ao mesmo palco em Novembro, esperemos que tal se confirme.

Mas a noite era de Humanart que celebraram mais um aniversário, desfilando temas de todos os trabalhos gravados nestes vinte anos, e ainda um inédito. «Lightbringer», único álbum, foi o natural destaque, ficando apenas dois temas de fora. Uma primeira visita ao passado, «Immortal Dream», de «Fóssil», veio acompanhada de um vislumbre do futuro, em «Underground Slut», tema do disco que se anuncia para 2019. «Loss…» e «Years of Revelations with Sorrow Voices» foram os temas do Ep, com este último a encerrar uma noite que já ia tardia. 
Aquela que é uma das bandas mais antigas do black metal nortenho, mostrou estar bem viva, agora resta esperar pelo trabalho do próximo ano!

Reportagem por Emanuel Ferreira
Agradecimentos: Humanart