About Me

Reportagem: Warm Up Under the Doom Fest - Primordial, Decayed e Aura @ RCA Club, Lisboa - 22/09/18


Uma Warm Up de um dos grandes festivais de metal portugueses, o Under The Doom Fest, encabeçada por uma banda do nível dos Primordial é um evento digno de registo. O cartaz desta noite também foi abrilhantado pelos veteranos nacionais Decayed e pelos novatos Aura.

Os vimaranenses Aura iniciaram esta noite de concertos, apresentando os temas que compõem o seu EP, intitulado "Hamartia", lançado em julho no corrente ano. A banda, que se encontra a dar os seus primeiros passos, mostrou ser detentora de uma sonoridade interessante e promissora. O post black metal atmosférico do grupo manteve o público atento às suas paisagens sonoras, ora agradáveis ora agrestes. Foi um concerto algo curto mas o reportório do coletivo também é pequeno. Atuação positiva que deve ter ficado na retina de muitos dos presentes.

Passavam 5 minutos das 22:00 quando os Decayed entraram em palco e começaram a cuspir o seu puro black metal. Temas como "Son of Satan", "Hell-Witch" e "Cravado na Cruz" foram atirados para o público presente sem dó nem piedade, abrandando em seguida um pouco o ritmo com a "Martelo do Inferno". "S.L.B. (Spikes, Leather And Bullets)" foi merecedora de muitos aplausos, sendo que temas do novo álbum como "The Skull of Akator" e "Alvorecer De Almas Perdidas" não destoaram dos clássicos. Esta atuação de nível elevado, com Vulturius e J.A. a dividirem bem as despesas vocais, terminou com as performances das velhinhas "Drums Of Valhalla" e "Fuck Your God".

A noite ainda estava longe de acabar porque ainda faltava o espetáculo dos headliners, e que espetáculo! O grupo de Alan Nemtheanga teve direito a tocar o dobro do tempo dos outros dois coletivos anteriores juntos. Os Primordial presentearam os fãs com sensivelmente duas horas e dez minutos de música, nos quais revisitaram vários álbuns da sua carreira com uma dezena e meia de músicas. Um prato cheio para os espectadores que não terão saído defraudados do RCA Club, perante uma excelente prestação por parte do quinteto, com destaque para a voz e presença carismáticas de Nemtheanga. Momentos altos foram evidentemente mais que muitos mas destacou-se por exemplo aquele em que o público cantou com toda a convicção "Sing Sing Sing to the Slaves Sing to the Slaves that Rome Burns", durante o tema "As Rome Burns". Do novo álbum foram tocados vários temas entre os quais uma ótima "Stolen Years", uma das melhores desse registo discográfico. Uma arrepiante "Empire Falls" encerrou da melhor forma um concerto brilhante por parte de uma banda que faz músicas para apreciarmos e sentirmos mas ao contrário do que era expectável, tendo havido até algum mosh durante a atuação, em alguns temas como no caso de "Traitors Gate", por exemplo. Casa repleta de público no RCA Club, para um dos grandes concertos de 2018 em solo nacional.

Texto por Mário Santos Rodrigues
Agradecimentos: Notredame Productions