About Me

Reportagem: Elder e Desert'Smoke @ RCA Club, Lisboa - 13/11/2018


Noite repleta de stoner e psicadelismo para aqueles que visitaram o RCA Club em Lisboa, de forma a contemplarem os norte-americanos Elder e os portugueses Desert'Smoke. A Metal Imperium esteve lá e conta-vos como foi a bem-aventurada viagem em que embarcou.

Os lisboetas Desert'Smoke iniciaram à hora marcada o seu ritual sem fumo, mas com muito fogo, o suficiente para aquecer os presentes que imediatamente compuseram em pleno a sala do RCA Club e que se predispuseram a deambular por um deserto sónico cheio de ótimos temas. "Mirage" deu o mote para aquilo que seria mais um concerto bem conseguido interpretado por este quarteto de stoner rock psicadélico, e se o leitor se cansou com este extenso rótulo, o mesmo não aconteceu entre a banda e o público, pois a energia recíproca que se fez notar era inesgotável, e fez denotar também um considerável conhecimento do repertório dos Desert'Smoke por parte dos fãs desta vertente rockeira. Com isto, consideramos que o trabalho deste conjunto não é certamente uma miragem, provando que é cada vez mais digno de fazer parte quer de playlists ou coletâneas, quer de festivais do género.

Pela segunda vez em Portugal, dado que a primeira vez tinha sido apenas há dois dias no Hard Club do Porto (e que primeira vez!), os norte-americanos Elder estavam prontos para dar o último concerto da sua última digressão de 2018. Pôs-se talvez em causa o facto dos músicos estarem cansados, depois de 34 concertos, mas logo a partir dos primeiros acordes de "Sanctuary", conseguimos normalmente dissipar essas dúvidas. A banda revelou todos os seus dotes técnicos, estendo-se pelos respetivos trabalhos mais fortes, nomeadamente "Reflections of a Floating World" e "Dead Roots Stirring", onde temas como "Blind" ou o homónimo "Dead Roots Stirring" geraram merecidas apoteoses. Antes do pano cair, houve ainda tempo para um encore ao som de "The Falling Veil", tema que findou uma viagem, por vezes, espiritualmente introspetiva. Grande recital dos Elder que, com o seu misto pesado de rock psicadélico e prog, superaram as expetativas do público que se deslocou ao  RCA Club e que irão certamente superar as expetativas dos fãs no futuro, dado à sua vitalidade, até porque, enquanto redigíamos esta reportagem, soubemos que a banda de New Bedford, Massachusetts, prometeu fazer brevemente uma declaração sobre música nova. Fiquem atentos!


Texto por Bruno Porta Nova
Fotografias por Daniela Jacome Lima
Agradecimentos: Garboyl Lives