About Me

Thecodontion - "Jurassic" Review


Os Thecodontion são uma banda italiana de Roma, formada por Stilgar e Heliogabalus, os dois membros por trás da label de Metal Extremo e Experimental, Xenoglossy Productions, e uma série de outros projetos de qualidade, não são de todo novos nestas andanças.

Ora neste projeto eles tocam Metal Extremo sem guitarras. "NO GUITARS - ONLY DEATH!" é o moto do projeto. Não seja este aspeto musical o suficente para cativar a atenção de quem esteja a ler, este duo tem ainda como tema para as suas obra a paleontologia, os dinossauros e a pré-história. Este EP (o segundo lançamento da banda após um ótimo demo homónimo em 2018) foca-se em 4 seres que habitaram a terra durante o periodo do Jurássico, relatando aspetos mais marcantes da sua anotomia, o modo como foram descobertos, assim como algumas das suas práticas

Musicalmente, os Thecodontion tocam War Metal, com todos os elementos que este género acarreta e alguns laivos mais experimentais ou fora dos cânones muito restritos do género. O som deste projeto oscila entre grooves sísmicos que fazem tremer o solo, vibrar as rochas e que reverberam no crânio do ouvinte tal a intensidade e distorção presente no baixo e blast beats rompantes que acompanham riffs apocalípticos que demontram todo o poder que o War Metal oferece. É nestas secções mais rápidas e cortantes que os Thecodontion relembram mais a sua mais "suspeitável" influência, os lendários Necromantia, padrinhos do Metal Extremo sem guitarras.
Com apenas quatro faixas e 9 minutos de duração, este EP consegue estar bem carregado de bons riffs, memoráveis e destruidores otimamente complementados pela demência dos vocais que fazem lembrar os importantes compatriotas, Schizo.

Outras bandas reminescentes de Thecodontion serão os americanos Dagger Lust, que tocam um estilo mais depravado de War Metal sem guitarras, que é no entanto menos focado nos riffs, e os canadianos, Antediluvian, um forte estandarte do Black/Death mais experimental cuja influência faz-se notar desde cedo no logo do projeto.

A forte influência de elementos de Grindcore, com breaks abruptos que destroçam pescoços, mudanças bruscas de tempo e o caos que fortemente caracteriza este ramo do Black/Death, também se faz mostrar na segunda e quarta faixas deste curto EP de apenas 9 minutos.

Concluindo, Jurassic, é um ótimo esforço deste duo italiano que, apesar de mostrar pouca flexibilidade, tal combina bem com a sua curta duração. Enquanto que mostram espaço para melhorias, não só a nível da produção que poderia ser mais densa, mais extrema, como ao nível da bateria que beneficiaria com a presença de um baterista real, os Thecodontion deixam no entanto um lançamento de qualidade e aconselho o leitor a apontar o nome, pois o duo estará para lançar num futuro próximo uma split e um álbum de estreia que prometem.

Nota: 8.2/10

Review por Filipe Mendes