About Me

Ereb Altor - "Järtecken" Review


Os Ereb Altor foram formados por Mats e Ragnar, ambos membros da banda de doom metal Isole, como um veiculo para homenagear Bathory, na fase pós “Blood Fire Death”, e a mitologia nórdica. Nos seus inícios a sua sonoridade podia ser classificada como heavy/doom metal épico, contemplativo, sério, que para além de beber diretamente influência da obra de Quorthon, remete para outras referências como Doomsword e até Candlemass.

Os primeiros lançamentos transpiram devoção e solenidade na abordagem dos temas e interpretação da sonoridade escolhida para exultar as sagas vikings e crenças mitológicas dos membros fundadores, conferindo a este projeto uma aura mística e de culto, que tantos projetos almejam e poucos alcançam, tornando-se estes, por vezes, somente caricaturas daquilo que pretendem atingir.

Nascidos aparentemente para invocar imagens majestosas da natureza e aventuras gloriosas dos deuses do panteão viking, a música dos Ereb Altor tem vindo a ser coberta por uma aura cada vez mais soturna, negativa e, consequentemente, mais humana. Como se Mats e Ragnar estivessem numa jornada descendente, que se iniciou em Asgard e Valhala com "By Honour" e, tal como em episódios dos seus mitos, viajam por Midgard e pelos restantes mundos em direção a Nifelheim, do qual este "Järtecken" se aproxima em espírito. Este processo levou à incorporação de progressões cada vez mais extremas e rápidas, vocalizações guturais e ganchos daqueles que nos fazem cerrar os dentes e, com toda a fúria divina, agredir a peça de mobília mais próxima, devagarinho.

"Järtecken" abre com “Avgudadyrkans Väg”, faixa preambular que por si só engloba todos os elementos mencionados anteriormente e nos introduz a atmosfera ameaçadora e negra do trabalho. As faixas mais extensas do álbum são as que melhor exibem a capacidade composicional dos Ereb Altor, que agarram o ouvinte com todo o arsenal de melodias, acordes poderosos e refrões memoráveis. “Queen Of All Seas”, “My Demon Inside”, “Hvergelmir” e “With Fire In My Heart…” são canções complexas que beneficiam de múltiplas audições, são extremamente bem compostas e cativantes com nuances de Enslaved, Primordial e Thyrfing, nos seus momentos mais negros.

As faixas mais diretas são de certa forma uma novidade na panóplia de sonoridades associadas aos Ereb Altor. Admitindo que nas primeiras audições não me provocaram grande impressão sem ser a ideia de que, num contexto ao vivo, poderiam originar batalhas espontâneas e cativar os guerreiros menos atentos e pacientes, com riffs primitivos de black e thrash metal, aliados a uma produção poderosa e gritos de guerra fáceis de gravar. No entanto, e mais uma vez devido à elevada capacidade dos seus criadores e interpretes, estas canções elevaram-se com explosões de energia, balanço e interessantes solos de guitarra em “Alliance in Blood”, “Chained” e “Prepare for War”.

No esquema da carreira dos Ereb Altor, "Järtecken" parece-me ser uma afirmação. Um grito de conquista que poderá ser abafado pela avalanche de lançamentos que ocorreram, e continuam a ocorrer, em 2019. Mas a energia e determinação deste coletivo fez-se ouvir para este vosso escriba e deixou-me certamente ansioso por ver os Ereb Altor confirmados para uma passagem por terras lusas.

Nota: 8.2/10

Review por David Sá Silva