About Me

My Master The Sun - "1000 Ogivas de Fel Cairão Sobre Ti" Review


Confesso que considero corajosas todas as bandas nacionais que, ao invés de optarem pelo caminho mais fácil, cantando os seus temas em inglês, onde tudo parece rimar e fazer sentido, apostam em fazê-lo na língua de Camões, com todas as dificuldades e consequências que essa decisão acarreta. Os lisboetas My Master The Sun são esse tipo de banda e escolheram jogar nesse campeonato. Apesar de o nome ser inglês, não se deixem enganar, é em português que eles se expressam nas suas composições.

Após três anos de interregno, vai ser finalmente lançado, no próximo dia 11 de novembro, o mais recente trabalho desta banda, que se intitula “1000 Ogivas de Fel Cairão Sobre Ti”. A Metal Imperium já teve oportunidade de o escutar e pode dizer que fizeram um bom álbum de doom metal, ao qual que misturaram a dose certa de rock sludge/stoner. As letras das músicas, tal como tinham feito no LP anterior, procuram abrir os olhos aos ouvintes, tocando no nervo social. Alertá-los e fazê-los pensar, encaminhando-os para a introspeção.

“O que não me mata torna-me muito mais fraco”. É assim que inicia “Fraco”, primeiro avanço deste novo álbum e que já foi dado a conhecer pela banda, no passado dia 24 de setembro. A mensagem é direta e curta, para se encaixar nesta primeira faixa, de apenas 90 segundos. É, porém, no tema seguinte, que a voz de Ricardo Falé melhor expressa rancor, destilando ódio em cada palavra de “1000 Ogivas”.

O tema “Uma” tem também ele uma letra muito interessante. Velocidade da luz, saltos quânticos, matéria negra, o infinito. Palavras que poderiam ter sido retiradas de um qualquer livro de Stephen Hawkings, para no final terminarem o tema dizendo que “Todo o universo não chega para nós”, seguido de um riff de guitarra muito aliciante, em que também ela se parece lamentar. “O Dia Em Que O Tempo Parou” é um tema que, apesar de instrumental, consegue ser pesado e sombrio, como praticamente todo o álbum.

Todo este trabalho é bastante negativo, negro e não nos oferece mensagens de esperança nem soluções. O conceito é precisamente esse. Todo o instrumental vai também nesse sentido. Música pesada que se arrasta por vezes. A exceção é feita em “Quartelmotel”, faixa mais rápida deste trabalho, para logo nos dois temas seguintes, os My Master The Sun regressarem ao seu som característico, em “Queda Livre” e “Apneia”. A primeira mais calma, a segunda mais musculada, ambas grandes malhas.

“1000 Ogivas de Fel Cairão Sobre Ti” é um murro no estômago. Não se limita a ser obscuro, lembrando desilusões. Com este álbum os My Master The Sun não pretendem causar depressão a ninguém. Eles vão mais além e inspiram revolta. É para aí que canalizam toda a raiva que emana deste trabalho, contra o conformismo.

Este novo trabalho dos My Master The Sun tem edição da Raging Planet e será apresentado em concerto, no próximo dia 16 de novembro, no Sabotage Club. Esse evento irá servir igualmente, para darem a conhecer aos seus seguidores o seu novo guitarrista, Sérgio Barata. De seguida, a banda andará pelo país a promover “1000 Ogivas de Fel Cairão Sobre Ti”, tendo já uma série de concertos agendados.

Nota: 8.4/10

Review por António Rodrigues