About Me

Reportagem: Agnostic Front, Mordaça e Shame on You Humans @ RCA Club, Lisboa - 21/11/2019


35 anos de “Victim of Pain” merecem decididamente ser assinalados. Os Agnostic Front encontram-se em digressão para isso mesmo, celebrar o lançamento deste mítico álbum que ocorreu no longínquo ano de 1984 e que foi também o seu primeiro. Paralelamente, existe também “Get Loud”, um álbum lançado à menos de um mês, para mostrar ao público português, assim como, mãos cheias de clássicos acumulados ao longo de toda a sua carreira e que se tornaram obrigatórios nos seus concertos. Demasiados motivos de interesse contribuíram para que o RCA Club revelasse ser pequeno, face à afluência de público que esgotou a sala. A acompanhá-los nesta noite de quinta-feira tivemos os portugueses Shame on You Humans e os Mordaça.

Os Shame on You Humans foram a primeira surpresa da noite. Esta banda, que se encontra a dar os seus primeiros passos, teve aqui mais uma oportunidade de luxo para dar a conhecer a sua música e aproveitou-a da melhor forma. A banda fez a sua entrada ao som de uma sirene de alarme que se fez ouvir no RCA e apesar de a sala se encontrar longe da sua lotação, teve o condão de levar o público presente a aproximar-se do palco. Aos primeiros acordes de “Sybuya”, o interesse foi crescendo e verificou-se que não estávamos perante uma banda qualquer. Cheios de atitude, os SoYH vieram de Sintra e mostraram ter excelentes músicos na sua formação. 
Um guitarrista e um baixista com irreverencia q.b., que são devidamente apoiados pelo incansável Matos na bateria (que a desconjuntou literalmente nesta noite) e que se completam na perfeição, com a fortíssima voz de Bruno. Trinta minutos de punk pujante que terminaram ao som de “Atheist”. Sem dúvida uma banda a ter em atenção no futuro.

De seguida vieram os Mordaça. Mítica banda de Linda-a-Velha, o que já por si é uma referência, tinham lançado um EP no dia anterior. “Tiros Perdidos”, resulta da recuperação de alguns temas que tinham ficado na prateleira e que foram agora recuperados para a edição deste EP, como por exemplo “Brinca Brincando”. Das melhores bandas de hardcore com qualidade feito em Portugal, os Mordaça não vieram de longe e jogavam praticamente em casa. Tocaram para uma audiência que estava perfeitamente familiarizada com a sua música e que não só a cantava como a sentia. O novo trabalho foi visitado por várias vezes, mas os seus temas mais clássicos foram também eles tocados, como “Tiro Pela Culatra” e “Demência”. Atuação enérgica a dos Mordaça, com bastante stage diving a acontecer por parte do público, principalmente na segunda metade da sua atuação, que, diga-se, não foi longa. Trinta minutos de puro hardcore, descarregados com fúria suficiente para uma audiência que, por esta altura, já enchia o RCA. Faltavam ainda os cabeças de cartaz deste evento, mas os Mordaça, foram uns dignos representantes do hardcore nacional nesta noite.


Foi precisamente com um tema do seu novo trabalho “Get Loud” que os nova iorquinos iniciaram o concerto desta noite. A instrumental “AF Stomp” serviu de introdução para a primeira descarga de malhas retiradas de “Victim in Pain” e o público não perdeu tempo em subir ao palco para fazer stage diving. Foi assim do primeiro ao último minuto. Este concerto não era para fracos e a audiência parecia em ebulição. Altura certa para viajar a dois temas da década passada, antes de voltar novamente a mergulhar no novo álbum com “I Remember”. “Victim in Pain” foi por diversas vezes visitado e dele foram retirados tantos temas que acabou por ser quase tocado na integra. O concerto encaminhava-se rapidamente para o final, depressa demais mesmo. Houve ainda tempo para “Crucified”, a cover dos Iron Cross que invariavelmente consta no setlist dos Agnostic Front com o vocalista a pedir mosh pit. A banda convidou ainda todas as mulheres a subirem ao palco antes de tocarem o tema “Gotta Go”.  Era a vez de serem elas a fazerem stage diving, segundo Roger Miret que logo de seguida informou os presentes que se encontrava doente, não podendo por isso alongar o concerto conforme gostaria de fazer se estivesse em condições normais. Os Agnostic Front ainda voltaram para interpretarem “Addiction” e terminarem com mais uma cover. Desta vez “Blitzkrieg Bop” dos Ramones.

A Amazing Events conseguiu realizar, mais uma vez, um ótimo concerto e os fãs de punk e hardcore portugueses provaram novamente que acorrem em massa, quando aliciados por um bom cartaz. Apesar dos anos em que se encontram no ativo, os Agnostic Front mantêm a estaleca necessária para darem concertos deste tipo, noite após noite. A sua prestação foi de muita entrega e com certeza que numa próxima visita ao nosso país, o público saberá dizer novamente “presente”.


Texto por António Rodrigues
Fotografia por Vasco Rodrigues
Agradecimentos: Amazing Events e Solange Bonifácio