About Me

Vorna - "Sateet palata saavat" Review


“Sateet palata saavat” (ou em português: “As chuvas voltarão”) é o terceiro full-lenght dos finlandeses Vorna e o primeiro lançamento da banda após terem ultrapassado a marca dos dez anos de existência, em 2018.

Apesar da relativa longevidade da banda, os Vorna têm-se mantido consistentes, não tendo tido uma única mudança no seu line up o que, por sua vez, se reflete na sua discografia. Começando pela sua primeira demo em 2008 até ao presente lançamento, a banda têm apresentado uma mudança gradual de um pagan metal sinfônico para um death metal melódico com bastante elementos ambientais.

“Sateet palata saavat” é um álbum extremamente sólido, no qual a banda equilibra bastante bem todos os elementos que os influenciam, usando vocais cleans, linhas de sintetizador e partes de guitarra que puxam ao lado melódico mas também linhas de guitarra e bateria que poderiam perfeitamente fazer parte de um álbum de black metal atmosférico. Esse equilibrio destaca-se particularmente bem em faixas como “Syvyydet” ou “Sydäntalven puut”.

Porém, essa “solidez” faz com que este registo seja quase demasiado homogéneo, os Vorna conseguiram criar um som do qual gostam e entregam extremamente bem mas, não se aventuram nem um pouco para além dessa base, o que faz com que o álbum se torne um pouco enfadonho e previsível. As letras também não ajudam, embora haja mudanças entre cleans e guturais, faltam refrões que criem ímpeto e que dêem significado ao instrumental, faixas como “Maa martona makaa”  beneficiariam imenso de um refrão estilo “Winter Thrice” (Borknagar).

Em conclusão: “Sateet palata saavat” não é de todo um álbum memorável, mas irá sem dúvida agradar aos fans de death metal melódico e a fans de black metal progressivo.

Nota: 7/10

Review por Gabriel Warmann