About Me

Kause 4 Konflikt - "Fornication Under Control of King" Review


"Fornication Under Control of King", ou FUCK, para os amigos, é o novo álbum dos Kause 4 Konflikt, ou K4K, se preferirem. Praticando um thrashcore moderno, estes franceses que se formaram como banda há dez anos atrás, só agora nos apresentam o seu segundo álbum. É verdade que pelo meio houve lugar a um EP, mas tudo somado, parece continuar a ser pouco para dez anos de atividade.

Gravado no estúdio Vamacara, utilizado pelos Dagoba, por exemplo, "Fornication Under Control of King" vai ser lançado no próximo dia 31 de janeiro. É um álbum composto por dez temas agressivos, cujo contexto foi inspirado pelos movimentos de protesto que se fazem ouvir e sentir um pouco por todo o mundo. Sendo os Kause 4 Konflikt provenientes de França, sabem bem do que falam, pois sentem constantemente esses problemas na pele. Se o que eles fazem neste novo trabalho não for também música de intervenção, é pelo menos de alerta.

Este quinteto tem aqui um álbum muito acima do razoável, com alguns bons temas. As guitarras são irrequietas e fornecem bastantes riffs interessantes. A batida tem algo de Groove, assim como o baixo. A toda esta combinação, resta somar ainda a voz de Seb Otis, que lhe confere aquela agressividade característica deste estilo musical. “God Pretends” é o vídeo de avanço para este álbum e também, na nossa opinião, um dos melhores temas de todo este trabalho.

Esta banda gosta de tocar ao vivo. Têm estado em digressão com os Hatesphere e estiveram recentemente em festivais de enorme dimensão, como é o caso do Hellfest e do Resurrection Fest. É assim muito provável que com o lançamento de Fornication Under Control of King, o ano de 2020 seja prometedor para eles em matéria de espetáculos.

O álbum, de uma forma geral, é bastante bom. A qualidade das composições morre um pouco no final do álbum, é verdade, e aquela passagem do filme “Pulp Fiction” era dispensável por não trazer nada de original. Nada de muito grave ou que estrague estes trinta e cinco minutos de boa música, agressiva q.b.

Existem bandas que por falta de imaginação, ou criatividade, permanecem largos períodos de tempo sem compor ou gravar nada. Outras fazem-no porque querem ter a certeza de que o que estão a fazer, é bem feito. Eu incluo os Kause 4 Konflikt neste segundo grupo.

Nota: 8.2/10

Review por António Rodrigues