About Me

Arcada - "Projections" Review


Formados em 2012, somente este ano editam o seu primeiro álbum - “Projections” - pela label norueguesa, Edged Circle Productions. Originários do Chile, com 3 Demos e 1 EP às suas costas, apresentam-nos a sua visão de um Black Metal inspirado na 2.ª vaga, repleto de melodia e um belíssimo trabalho de guitarra.

5 temas que se extendem a pouco mais de meia-hora, em que temos elementos de Black Metal, de Heavy Metal e até alguns laivos de Thrash Metal. Há uma agressividade controlada, sem grandes  momentos desenfreados (felizmente), que em nada enriqueceriam a música. O trabalho de bateria é deveras marcante, belicoso q.b., ao mesmo tempo que marca o passo, com imenso groove – mas bom, não similar a essas bandas modernas do Heavy Metal - acompanhada por um já referido trabalho de guitarra que sim, deve imenso ao que foi feito na Noruega nos anos 90, essencialmente.

O Chile, e uma imensa maioria da América Latina, é conhecido por uma abordagem mais áspera e agressiva ao Black Metal (vulgo Bestial/War Black Metal), mas estes Arcada conseguiram, neste álbum de estreia, um conjunto de temas bastante interessantes e diferentes de muito do que se vê no panorama Black Metal actual. O modo como os vocais foram trabalhados ajuda imenso a transmitir força. A produção é top notch! Limpa o bastante para que se entenda aquilo que estamos a ouvir, ao mesmo tempo que mantém um ambiente escuro e pesado na música. A última malha, “Setheus”, tem um SOBERBO trabalho de baixo! Instrumento que inúmeras vezes “morre” na música em geral, aqui não! Aqui é lhe dado todo o destaque, permitindo-lhe guiar a composição! De novo, um excelente trabalho de guitarra! Não, não me canso de referir este nada pequeno pormenor na música dos Arcada. Há aqui uma busca por melodia, sem perder a força e a agressividade. Uma inspiração dos 90's, quiçá!

Os vocais? Já falei deles? Já, sim senhor! O ano começou somente há dois meses e já fomos brindados com pérolas bastante bem trabalhadas. Pena que muitas delas, daqui a 10 meses, estejam esquecidas… esperemos que não.

Gostais de Black Metal com uma carga melódica, mas que mantenha as premissas do género? Arcada. Intricados riffs de guitarra, um baixo presente, uma bateria que não necessita de fills para executar um trabalho exímio e um vocalista com uma expressão vocal bem ao nível daquilo que a música pede. Muitíssimo bom, muitíssimo bom!

Nota: 9/10

Review por Daniel Pinheiro