About Me

Invocation - "Attunement to Death" Review


Três palavras apenas serviriam para definir esta descida aos infernos de que vos irei falar. Chile e Death Metal. Há um qualquer encantamento nas nossas mentes cada vez que as pronunciamos. "Attunement to Death" dos Invocation é uma das mais aguardadas propostas para este ano de 2020. O álbum ficou disponível no dia 21 deste mês.

O trio infernal já nos tinha espetado o tridente aquando do lançamento, em 2018, do mini EP "The Mastery of the Unseen". E antes mesmo com a Demo "Seance Part. I", em 2016. 

"Attunement to Death" é um poderoso reservatório de mortalidade e corrosão. Posso dizer-vos que "Oppression" é dos uns intros mais obscuros e crus que já ouvi. Em menos de 1 minuto todas as possíveis combinações do vazio nos caem em cima. Somos bafejados por algo grandioso e maligno…tristemente curto. 

O riff de "Flying Ointments" vai atravessar-nos a espinha de tal maneira que somos obrigados à sua rendição imediata. O Death Metal aqui sentido não está ao alcance de qualquer alma mortal. O vocal é qualquer coisa…a estrutura da malha perturbadora. Mais uma vez, tenho que recorrer ao groove…não é por falta de palavras mas porque é realmente isso que se entranha.

O pronúncio da morte continua com a explosiva "The First Mirror" . No fado diz-se que a guitarra portuguesa é quem declama o poema… aqui garanto-vos que as malhas de guitarra nos declamam ódio e rancor num timbre rítmico assombroso. 

A cadência deste álbum é realmente muito bem conseguida e sem as partes mais lentas tudo isto era desperdício… aqui o encantamento é épico. A produção é excelente. Consegue-se captar todos os pormenores que este labirinto de estilos tem para nos oferecer. Por palavras é tão, mas tão ingrato…

Destaco também a malha "Secret Tongues". Genialmente, ou não, o fim que começa ainda no sangrar do início…vocês vão perceber. A desgarrada rítmica continua a sua lavoura diabólica. Fica a sensação que é mesmo a despedida. Infelizmente, a invocação não foi para nos dar a imortalidade, mas deu-me e dar-vos-há uma enorme vontade de, espiritualmente, nos sintonizarmos com a morte.

Nota: 8/10

Review por Ricardo Gonçalves