About Me

Reportagem: Short Fuse, M.E.D.O., Bad!, Take Back! @ Popular Alvalade, Lisboa - 08/03/2020


Um conceito que deveria de se ver mais vezes repetido, este de realizar concertos a meio da tarde. Nesta em concreto, a First Five Core conseguiu reunir no mesmo cartaz três bandas nacionais de hardcore muito apetecíveis, às quais juntou os italianos Short Fuse. A atitude do público presente foi algo que apenas vemos em concertos de hardcore. Não se notou pessoal a chegar atrasado para assistir apenas às últimas bandas, como por vezes, infelizmente, acontece noutros géneros musicais. Aqui, a postura foi a mesma desde o princípio ao fim do evento, transversal às quatro bandas que pisaram o palco do Popular Alvalade. De salutar.

Eram cerca das 16h25 quando os Take Back! iniciaram a sua atuação e logo a sala encheu. A diversão em frente do palco logo se fez notar e a banda agradeceu o apoio do público antes de interpretar a rapidíssima “Take Back”. Esta banda de São João da Madeira tocou temas da sua demo de 2018 e deu a conhecer alguns do seu próximo álbum que foram muito bem recebidos. “No Mercy, No Remorse” concluiu o seu espetáculo. Foram vinte e cinco minutos de plena entrega por parte da banda. 

Seguiram-se os Bad!, que também se deslocaram de longe, mais propriamente das Caldas da Rainha. Com o seu estilo agressivo, tocaram os seus temas, que se pautam por serem curtos, diretos e cheios de raiva. Basta atentar nos nomes: “My Hand on Your Face”, “Get the Fuck Out” e “Boot in Your Face” são apenas alguns. O público gostou e demonstrou-o. Circle pit, stage diving, tudo aquilo que não pode faltar num concerto de hardcore, aconteceu também aqui, como é natural. “Fazer música é fácil, ter a atitude é que não é para todos” referiu o vocalista Gui. A mim pareceu-me atitude suficiente, dentro e fora do palco.

Os M.E.D.O. apresentaram-se em palco sem um dos seus elementos. Raul Coelho, um dos guitarristas, não pode acompanhar a banda desde Faro por ter sido pai recentemente. Ótima notícia, assim como a de haver um aniversariante entre eles neste dia que era mesmo de festa. “Tarde Demais” marcou o arranque de um concerto que, para além de ser preenchido com bastantes temas dos seus dois álbuns Medocracia e O Produto Somos Nós!, contou ainda com uma cover dos X-Acto. De seguida, “Cair Morto” foi dedicado a uma mão cheia de músicos que, infelizmente, nos deixaram demasiado cedo e o concerto terminou com “Somos Nós”. A energia do público parecia não terminar e ainda faltava uma banda. 

Os Short Fuse vieram de bastante longe, a convite da First Five Core, para o concerto desta noite. Mais propriamente de Roma e o seu mais recente álbum Sink or Swim foi o mote para a sua atuação. Começaram precisamente por aí, com a malha que intitula esse último registo. Com tanto movimento em cima do palco o vocalista Andrea conseguiu danificar o microfone logo nesse tema. A banda estava bastante contente e a meio do seu concerto, após os habituais agradecimentos, confessaram que este estava a ser o concerto que mais prazer lhes estava a dar em toda a tour. Todo o público estava visivelmente agradado com a performance destes italianos e isso era visível pelo seu comportamento. Ninguém estava parado e o público feminino fez-se representar em grande número, participando na festa, lá à frente, onde ela era mais rija. Após quarenta minutos de intensa atuação estes italianos despediram-se do público, mas após muitos pedidos para mais um tema, eles decidiram tocar dois.
Deve de haver muitas formas de passar uma tarde de domingo, mas esta, que nos foi proporcionada pela First Five Core, vai ficar de certeza durante muito tempo na memória de quem a viveu. Muita camaradagem, tanto no interior, como no exterior da sala, por pessoal que sente o hardcore de uma forma impossível de explicar.  Venham mais eventos destes. 


Texto por António Rodrigues
Fotografias por Vasco Rodrigues
Agradecimentos: FFC Hardcore Fest