About Me

System Of A Down - Shavo Odadjian reticente sobre o coronavírus: "É assustador, mas de dois em dois anos temos algo novo"


Mesmo para os mais céticos, a atual questão do coronavírus dá que pensar e, no caso de Shavo Odadjian, deu que falar, uma vez que o baixista dos System Of A Down explicou no início de março, no podcast de Jamey Jasta, que "respeitava" o vírus, mas que ao mesmo tempo se mostrava reticente em relação ao pânico gerado pelo mesmo:

"Eu acho que é a coisa mais estúpida... eu acho que é patético. Neste momento, é apenas uma gripe comum.

"Ontem fui ao médico só para fazer um check-up. Ele é dono do andar; é dele. De qualquer forma, ele disse-me que estava chateado com a forma como a comunicação social está apenas focada numa coisa e isso faz com que tenhas medo, e é isso que está a acontecer - é como o controlo pelo medo. Mas ele disse que na verdade o vírus diminuiu em poder e força desde que começou com todas as mortes ocorridas.

"Ele disse que tem 50 vezes mais pessoas contaminadas, mas tem 30 vezes menos mortes. Antes havia um certo número de pessoas contaminadas e muitas morreram - como talvez 20%, 10%. Agora são 0,01% e são principalmente pessoas em unidades de convalescença na casa dos 80 e 90 ou pessoas que têm um sistema imunológico debilitado.

"São pessoas que morrem de gripe ou de outra coisa qualquer, o que acontece 27.000 a 57.000 vezes por ano só na América - as pessoas morrem de gripe e ninguém fala sobre isso... Eu tenho pesquisado, porque pensei: 'Por que motivo é que os eventos importantes estão a ser cancelados, como o South By Southwest, só por causa de uma gripe?'

"Eu sei que é assustador - é assustador, mas de dois em dois anos temos algo novo. Começámos com o Zika e passámos para a gripe suína, a SARS e o ébola e depois voltámos a isso e àquilo... E todas as vezes em que eles não têm nada, eles recuperam algo e dizem: 'Lembram-se disso? Não foi assustador? Bem, está de volta. Temos dois novos casos.' O mundo entra em pânico..."

Por: Bruno Porta Nova - 26 março 20