About Me

Entrevista aos Archon Angel


Nesta sociedade moderna - a Covid-19 veio mostrar isso mesmo - , o dinheiro não tem importância. Tudo o que importa é a segurança, a saúde e cuidar das pessoas. É isso que Zak Stevens (ex-vocalista dos Savatage e vocalista dos Circle II Circle) espera. Uma conversa muito emocionante sobre este projeto e a introdução deste álbum, demonstram isso mesmo. Espero que apreciem e FIQUEM A SALVO.

M.I. -  Olá. Obrigada por partilhares os teus pensamentos connosco.

Obrigado, e é um prazer.


M.I. -  A banda nasceu de uma reunião entre o produtor / guitarrista Aldo Lonobile (Secret Sphere) e o ex-vocalista dos Savatage e dos Circle II Circle Zak Stevens. Em que consiste este projeto?

Este projeto consiste em músicas escritas pelo Aldo Lonobile, Zak Stevens, Kate Stevens, Alessandro Del Vecchio, Antonio Agate, Simone Mularoni e Giulio Capone. O álbum é intitulado "Fallen" e consiste em dez músicas. O álbum foi lançado pela Frontiers Records, no dia 14 de fevereiro de 2020.


M.I. -  Desde que os Savatage lançaram o seu último álbum, "Poets & Madmen", em 2001, os fãs começaram a pensar o que estava a acontecer com a banda. O que nos podes dizer sobre isso?

O que estava a acontecer foi a transição da banda Savatage para, eventualmente, se tornar a banda Trans-Siberian Orchestra. Essa transição começou em 1997, mesmo antes da gravação do álbum “Wake of Magellan”. Embora ainda sejam tecnicamente duas bandas diferentes, Savatage e Trans-Siberian Orchestra (T.S.O.) são basicamente a mesma banda. T.S.O. é uma roupagem maior, mas ainda contém os seis membros principais dos Savatage da(s) última(s) formação(ões): Zak Stevens, Jon Oliva, Jeff Plate, Chris Caffery, Johnny Lee Middleton e Al Pitrelli.


M.I. -  Vocês assinaram com a editora Frontiers Music s.r.l. Achas que eles entendem a tua ideia?

Sim. Eles entendem completamente a nossa ideia, porque a ideia de formar os Archon Angel foi deles. A Frontiers Records contactou-me a mim e ao Aldo e perguntou-nos se poderíamos formar a banda, inventar o nome e o conceito da banda e gravar um álbum, o que fizemos.


M.I. -  Vocês participaram no cruzeiro "70.000 Tons of Metal" este ano. Como foi essa experiência? Pretendem voltar no próximo ano? Como foi a reação da multidão?

Sim, demos dois concertos no cruzeiro 70K TOM em janeiro deste ano, pouco antes do coronavírus tomar conta da indústria da música e forçar todas as bandas a parar de tocar. Tivemos muita sorte de conseguir esses concertos antes que a indústria da música fosse fechada em todo o mundo. Estamos a manter o mundo nos nossos pensamentos e orações neste momento, pois o vírus devastou muitos países de maneira muito terrível. No cruzeiro, o público foi ótimo no cruzeiro e fomos bem recebidos nos dois concertos. Foi muito divertido. O 70K TOM só convida bandas de volta a cada dois anos, então esperamos poder tocar novamente daqui a alguns anos.


M.I. -  Vocês tocarão no “Leyendas Del Rock”, em Espanha, em agosto deste ano. Estão empolgados? Vamos vê-los em tournée com mais datas? Quais países vocês desejam visitar? Portugal, talvez?

Neste momento, devido ao surto de coronavírus, provavelmente não tocaremos no "Leyendas Del Rock" por causa da incerteza de quanto tempo o problema da doença existirá e por causa da segurança de todos os envolvidos. No momento, todas as tournées dos Archon Angel estão suspensas, enquanto tentamos enfrentar a tempestade do vírus nos EUA e em todo o mundo.


M.I. -  Quais são as tuas inspirações ao escrever uma música ou uma letra?

Nós apenas tentamos capturar as emoções da música da melhor maneira possível nas letras e criar os riffs mais interessantes que pudermos. Usamos inspiração da vida real, bem como assuntos baseados em histórias e conceitos na nossa escrita. Temos muitos escritores a trabalhar na música dos Archon Angel, e temos a oportunidade de receber muitas boas contribuições de vários escritores. Eu acho que isso é ótimo, porque quanto mais boas ideias pudermos ter no processo de escrita, melhor.


M.I. -  Tiveram alguma ajuda de amigos nos instrumentos. Foi difícil conseguir o som que queriam?

Nós tínhamos uma boa ideia dos sons que queríamos conseguir quando começamos o processo de escrita, por isso era fácil obter os sons que procurávamos. O Aldo é um grande músico e produtor, e sentimos que tudo estava em boas mãos com ele a liderar a produção. O Aldo assumiu a liderança ao trabalhar com todos os músicos do álbum para alcançar os resultados de que estávamos à procura.


M.I. -  A vocês juntaram-se outros músicos notáveis, como Simone Mularoni e Alessandro Del Vecchio. Podes dizer como foi o processo de escrita, por favor?

Na maior parte, o Aldo trabalhou individualmente ou em grupos com todos os escritores que mencionei anteriormente. Simone e Alessandro foram especialmente notáveis e adicionaram muita experiência e nuances às músicas e às sessões em que tocaram no álbum. Fiquei extremamente feliz em trabalhar com todos os envolvidos neste álbum.


M.I. -  Este álbum fala de uma personagem, de nome "Archon", que é uma figura de anjo moderna. Porquê? O que é que esse anjo representa nas músicas? Qual é a história por trás disso?

O conceito está enraizado no gnosticismo grego, que abrange muitas relações entre as pessoas da terra e a sua comunicação com o Criador. A palavra grega "gnose" significa "conhecimento secreto", e o conceito de gnosticismo surgiu no primeiro século antes do cristianismo entrar em ação. O que eu achei realmente único sobre o gnosticismo (além do facto de que raramente se fala nos dias de hoje) é que ele se concentra principalmente numa experiência espiritual pessoal, em oposição a um conceito religioso organizado ou numa hierarquia religiosa. Então, aqui está uma pequena sinopse da história: Este álbum segue a jornada de um homem, cuja vida se transforma de riqueza e indulgência, até o arconte de uma cidade que é devastada pelos pecados mortais do excesso moderno. A sua história desenrola-se como um homem de negócios, cujo sucesso é feito pisando em qualquer pessoa no seu caminho e abandonando a sua família. Embora ele seja rico e poderoso, está a começar a perder o reconhecimento da pessoa que era antes. Ele recebe um chamado para se tornar um arconte e derrotar todos os crimes que enganam a cidade: ganância, roubo e gula. Escolher esse caminho faria dele um herói, mas ele também teria de abandonar o estilo de vida extravagante a que está acostumado, pois será exatamente contra isso que ele está a lutar. As músicas ilustram a sua transformação de narcisista egoísta e descuidado em mediador pensativo e emocional entre a raça humana e Deus.


M.I. -  "Fallen" foi lançado no dia 14 de fevereiro. O som dos Savatage está presente neste álbum, especialmente na parte vocal?

Eu acho que há tributos na música do álbum que estão presentes em muitas bandas que eu poderia citar. Neste disco, incluímos muitos riffs de várias bandas que todos ouvimos. Eu acho que os únicos lembretes dos Savatage vêm do meu canto no álbum, que é algo a que é difícil escapar, e de alguns riffs em algumas das músicas.


M.I. -  Conta-nos a ideia para a capa do álbum, por favor.

Deixamos a verdadeira inspiração da arte da capa para o nosso artista Oleg Shcherbakov, da Rússia. Apenas lhe enviamos algumas das primeiras ideias de músicas que tínhamos no início do processo de composição e dissemos-lhe que queríamos que o “anjo” do Archon fosse apresentado de uma maneira fixe, e ele fez o resto. Ele fez um ótimo trabalho, ao levar a capa para um reino totalmente novo e parece que toda a gente está realmente a gostar da arte da capa até agora.


M.I. -  O vídeo da música "Fallen" foi lançado no dia 12 de dezembro do ano passado. Qual foi a ideia do vídeo e porquê esta música?

A música foi escolhida como single pela Frontiers, e fomos convidados a filmar essa música como o primeiro vídeo do álbum. O vídeo foi filmado em Pittsburgh, PA, EUA e no norte da Itália. No vídeo, o Archon aceitou a chamada e agora está a andar pelas ruas destruídas pela guerra e pela cidade cheia de crimes, que está ansioso para salvar. Ele acha a cidade sedutora e, enquanto anda, o Archon é cercado pelo seu cenário metropolitano típico e pessoas que foram atraídas para a cidade por sonhos. Ele é energizado pela tarefa intransponível de mudar o ambiente. Ele é o protetor da cidade que vigia a atividade da vida noturna, enquanto questiona a força que o chamou para fazer esse trabalho.


M.I. -  Muito obrigada pela entrevista. Alguma mensagem final?

Gostaríamos de enviar as nossas orações a todas as pessoas e famílias à volta do mundo, que foram afetadas pelo surto de COVID-19. Esperamos que esta crise termine em breve e que muitas pessoas possam ser salvas. Esta é uma tragédia absoluta para o mundo.
Paz e orações,
Zak

For Enlish version, click here

Entrevista por Raquel Miranda