About Me

Entrevista aos Dynazty


Com esta loucura que está a acontecer no Mundo - por força da Covid 19 - os concertos estão a ser adiados ou cancelados. Porém para felicidade dos fãs, os novos álbuns são lançados. "A música é muito importante, e eu não sei como seria da minha vida se não tivesse música para ouvir. Por isso, percebo o quão importante é ter música na tua vida”. Essas são as palavras de Nils Molin, vocalista dos Dynazty, que traz alegria aos fãs e amantes da música por aí e os incentiva a nunca desistir da fé, esperança, amor e força. Conversamos sobre o novo álbum, a contribuição dos membros da banda (Love Magnusson - guitarras, George Egg - bateria, Mikael Lavér - guitarras e Jonathan Olsson - baixo), o mistério por detrás dos teclados de “Heartless Madness), o futuro para tournées e banda e muito mais.

M.I. -  Obrigada por fazeres esta entrevista acontecer. Como estás?

Estou muito bem. E tu, como estás?


M.I. -  Estou exausta, pois sou auxiliar num hospital, aqui em Portugal.

Oh! Consigo imaginar, consigo imaginar que estejas numa situação bastante stressante todos os dias e fico feliz por poder ajudar.


M.I. -  Obrigada. Agora que aquecemos, vamos começar?

Claro.


M.I. -  "The Dark Delight" foi lançado no dia 3 de abril deste ano, pela AFM Records. De onde veio a inspiração para as letras e músicas? Foi um álbum difícil de produzir?

Bem, foi um álbum difícil de produzir. Sim e não. Eu acho que todos os álbuns são difíceis de produzir, no sentido de que é muito trabalhoso escrever, produzir e gravar um álbum. Mas é um trabalho árduo que queres fazer também. Em termos de inspiração, isso não parece ser um problema para nós. Quando começamos a escrever este álbum, basicamente há um ano, tivemos muita inspiração e escrevê-lo foi divertido e muito inspirador. Acho que acabamos de descobrir que, quando se trata de escrever músicas, encontramos inspiração simplesmente na alegria de escrever novas músicas e criar músicas. É algo com o qual não temos problemas. Nós escrevemos mais músicas do que já fizemos antes para um álbum. Em termos de letra, eu faço exatamente o mesmo que fiz nos últimos álbuns, ou nos últimos anos, e inspiro-me no que está a acontecer ao meu redor ou coisas que chamam a minha atenção, algum tema... tudo isso vai entrar na música e coexistir de uma maneira boa com a música.


M.I. -  Jacob Hansen (Flotsam & Jetsam, Volbeat, U.D.O. Amaranthe, Destruction), ajudou a misturar este álbum, enquanto que vocês o produziram. Sei que já trabalhaste com ele nos Amaranthe. Ele entendeu o teu ponto de vista e o que querias?

Sim, entendeu! Não sei se ele iria concordar, mas eu descrevê-lo-ia como o Bob Rock, o produtor, dos tempos modernos. É assim que eu o vejo... da maneira como ele cria esse enorme som natural tão bem no seu estúdio e com a sua mistura. E esse é o tipo de som de que andávamos à procura para este álbum. Eu sabia que seria fantástico trabalhar com ele. Não fiquei desapontado e não estava errado (risos). Ficamos muito felizes com o resultado e trabalhar com Jacob é fantástico. Ele produz sempre trabalhos fantásticos. Ele é apenas um incrível produtor e misturador de discos, engenheiro e tudo mais.


M.I. -  "The Dark Delight" continua com a mesma paixão, o mesmo poder e a mesma atitude em que "Firesign", a vossa última obra, parou. Podemos dizer que este álbum é o próximo capítulo para a vossa banda? De que maneira?

Sim, é o próximo capítulo! Eu acho que, de várias maneiras, este álbum é como uma combinação dos dois álbuns anteriores e ainda lhe adiciona mais influências e mais camadas que não fizemos antes. Acho que otimizamos o nosso som com ele. Realmente decidimos que tipo de música queremos fazer e que tipo de música queremos apresentar. Com certeza é o próximo capítulo da banda. Acho que nunca fizemos um álbum tão forte e com esta qualidade geral em todas as músicas das doze faixas do álbum. Eu acho que todas elas são fantásticas e são muito dinâmicas e diversas. Este é o próximo passo para o próximo capítulo.


M.I. -  Eu acho que, devido a esta loucura em que estamos a viver, as pessoas ouvem mais música e procuram notícias. Atualmente, é a música que nos mantém saudáveis e este é um ótimo álbum para nos ajudar. Um dos melhores álbuns desta década.

Bem, é ótimo ouvir isso. Eu também concordo. A música é muito importante, e não sei como seria a minha vida se não tivesse música para ouvir. Por isso, percebo o quão importante é ter música na tua vida.


M.I. -  Todas as músicas aqui são puro êxtase de metal melódico do mais alto nível e as guitarras funcionam muito bem em conjunto com a tua voz e tem uma atmosfera dos anos 80. Concordas? Gostas deste período específico?

Esta banda tem um pé no passado e um pé na era moderna. Todos os membros da banda dos Dynazty ouvem Rock, de todas as décadas, como dos anos 70, 80, 90, 2000, 2010. Nós somos uma daquelas bandas que realmente entendem o que fez com que algumas bandas mais antigas fossem tão boas. E isso é algo que sempre carregamos connosco na nossa música, apesar de também sermos bastante contemporâneos e tentarmos manter o nosso som atualizado com os tempos, mas sempre prestamos tributo ao passado na nossa música, porque amamos muito essa música. Pessoalmente, eu ouço especialmente Hard Rock e Heavy Metal dos anos 70 e início dos anos 80, são apenas algumas das minhas coisas favoritas de todos os tempos, e vêm sempre ao de cima quando se escreve música.


M.I. -  Nomeia algumas bandas de que gostas, por favor.

Claro. Existem muitas bandas dos anos 70, algumas são as minhas favoritas de todos os tempos: Deep Purple, Rainbow, Black Sabbath, Kansas, Whitesnake, Dio. Há bandas dos anos 80 que eu adoro: Judas Priest, Iron Maiden, este tipo de bandas clássicas de Heavy Metal. E há muitas outras bandas das décadas passadas ou outras épocas, que são algumas das minhas bandas favoritas. Por exemplo, sou um grande fã dos Dream Theater há muito tempo, conheço todos os álbuns deles de trás para a frente, basicamente. Estas são apenas algumas delas... a lista pode continuar.


M.I. -  Mais maduro, mais "técnico", mais ousado e pesado do que nunca, é o que eu chamo de “material melódico de topo”. O que foi mais difícil para ti escrever: a melodia ou a letra?

Ambos são desafiantes. Acho que o que define a música é a força das melodias, juntamente com os arranjos e tudo isso. Em primeiro lugar, tento criar as melodias que levarão à música. Às vezes, é super fácil, outras vezes é precisa mais tempo para trabalhar, para consegui-la corretamente e obter todas as frases da maneira que eu quero e coisas assim. É um desafio e ambas são importantes para mim. Por isso, esforço-me muito. Será sempre um desafio, mas um desafio de que eu gosto.


M.I. -  Disseste e passo a citar: "Pulamos todas as paragens, não demos socos e não contivemos nada com isso. “The Dark Delight” é a visão completa do que a banda sempre quis ser." Onde vês os Dynazty, com este álbum, no presente e no futuro?

Essas palavras são verdadeiras com este álbum. Nunca colocamos tanto esforço na gravação, na produção e na composição da música, e o resultado é algo que sempre desejamos ver. Há um sentimento de orgulho neste álbum que eu nunca senti antes. É por isso que dizemos essas coisas no comunicado de imprensa e é verdade. Acho que é aqui que estamos agora, é aqui exatamente onde queremos estar. No momento, ainda estamos a lançar o álbum, e é um pouco cedo para dizer qual será o próximo passo, mas tenho a certeza de que continuaremos a fazer o que fizemos nos últimos dois anos, que é apenas continuar a escrever a melhor música possível e gravar e criar os melhores álbuns possíveis.  E sair em tournée e ser a melhor banda ao vivo possível. Quero dizer, o lema da banda é basicamente sempre nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos a cada lançamento. Então, é aí que eu imagino onde esta banda estará no futuro também. Que permanecemos sempre fiéis ao nosso lema, que é sempre ser a melhor versão de nós mesmos.


M.I. -  Vamos falar sobre a capa. Gustavo Sazes trabalhou convosco. Como o encontraram? Qual das suas obras é a tua favorita?

Eu já vi muitas capas dele no passado, porque ele fez muitas para bandas de Metal. Estava a olhar uma página e encontrei a página dele, quando estava nos Amaranthe, mas não sabia que ele tinha feito todas as capas dos Amaranthe (risos). Estava a olhar para ele por ter feito a capa do álbum "Firesign". Descobri-o e entrei em contacto com ele e depois vi na sua página do Facebook que estava a segurar um disco de ouro... um disco de ouro dos Amaranthe. Então, foi quando percebi: “Ah! Bem, é claro que ele é quem está a fazer as capas dos Amaranthe! ". Portanto, tinha visto as capas dele a aparecerem ao longo dos anos. E foi só quando me deparei com uma das capas dele, fui para a sua página e ao seu Facebook, que percebi quem ele era e que tinha feito todas as capas de álbuns para os Amaranthe também. Percebi quem era a pessoa e entrei em contacto com ele para o álbum “Firesign” e começamos a trabalhar aí. Perguntamos se ele estaria interessado em fazê-lo novamente para este álbum e ele estava! Estamos felizes por isso.


M.I. -  Qual era a tua ideia para esta capa e o Gustavo teve a mesma visão? De que maneira?

Decidi não falar muito com o Gustavo (risos) sobre a capa do álbum. Basicamente, dei-lhe o título e expliquei-lho, enviei algumas letras de algumas músicas e enviei algumas demos. E nada mais. Apenas disse: "Bem, o título será 'The Dark Delight', portanto talvez a capa do álbum deva ser meio sombria (risos)". Disse-lhe algo assim. Não tenho o mesmo tipo de experiência que ele neste campo. Apenas tentei dar-lhe uma ideia do que era o álbum, fiquei fora do seu caminho e ele concebeu a capa e enviou-ma. E, à primeira vista, eu não sabia o que esperar, mas ainda assim, quando a vi, senti “Ok! É exatamente isso... ". Eu não sabia o que esperar, mas era assim que eu a queria. Por isso, estou muito feliz com o resultado.


M.I. -  Trabalhaste com Tage Rönnqvist em vídeos anteriores. Como foi trabalhar em conjunto, novamente, neste álbum?

Muito, muito bom. Filmamos um vídeo com ele para "The Human Paradox", em 2016, e ficamos muito, muito felizes com o resultado. Também ficamos muito felizes a trabalhar com eles e do modo como correram as filmagens e tudo mais. Foi pura alegria trabalhar com eles novamente. Fomos a Helsínquia, na Finlândia, e gravamos o vídeo. Divertimo-nos muito juntos e temos muitos interesses em comum, e é muito fácil sair e trabalhar juntos. Estou ansioso para trabalhar com eles novamente.


M.I. -  “Presence of Mind” foi lançado no dia 30 de janeiro e é o primeiro single e o solo de Love é incrível. Porque escolheste esta música?

Naturalmente, pareceu-nos que devia ser o primeiro single a ser lançado. Foi difícil escolher singles para este álbum (risos), muito difícil. Mas a única coisa que parecia bastante certa era que lançaríamos "Presence Of Mind" em primeiro. Esta é apenas uma grande música, parecia a música perfeita para apresentar as pessoas ao álbum. É uma ótima música para fazer um vídeo. Foi apenas a escolha natural.


M.I. -  "Heartless Madness" foi lançado em 28 de fevereiro. Na introdução, podemos ouvir um piano. Quem toca? E quem teve a ideia de fazer o vídeo numa cozinha?

O piano fizemo-lo para a demo, programando através do computador, que é o que fazemos com muitos arranjos. Mas os teclados, podemos dizer que são Love e Mike, que tocam os teclados do álbum. É um piano digital e, hoje, todas as bandas têm o benefício da era digital para criar muitos arranjos. Portanto, é muito fácil fazer isso quando estás a escrever uma demo e tudo mais. Quando se trata de gravar o vídeo na cozinha, acho que foi Tage Rönnqvist e as pessoas de lá, foi ideia deles filmar no estúdio. Eles têm esse estúdio com um grande ecrã verde, e filmamos na frente e no meio do estúdio. Acho que essa coisa também está no meio da cozinha deles (risos). É claro que não vês isso no vídeo, só nas imagens dos bastidores.


M.I. -  "Waterfall" (13 de março) tem imagens dos anos 80. Porque as escolheste? E qual é o significado?

(risos) Bem, nós apenas queríamos criar um vídeo simples e teríamos duas histórias diferentes, que convergiriam e se encontrariam no final, que é a banda que sai e volta para este quarto de hotel. Finalmente, no final do vídeo, eles encontram-me sentado no chuveiro. Usamos essa filmagem da velha guarda para diferenciar duas histórias; portanto, haveria uma surpresa que eles encontrariam no final do vídeo. O significado do vídeo, bem... eu não gostaria de contar muito, mas está relacionado com a letra. Deixo isso para a imaginação de qualquer pessoa sobre o que é o vídeo.


M.I. -  Vamos falar sobre algumas faixas. "The Black" é hard rock melódico clássico da velha escola na sua construção, timbre e apresentação, principalmente nos versos. Bandas como Guns N 'Roses, Skid Row e mais algumas influenciaram esta música? De que maneira?

A principal influência de "The Black" foi a música que fizemos no álbum "Firesign", chamada "The Grey", que é a principal influência e queríamos fazer uma sequência dessa música. Havia a ideia original que lembrava muito "The Grey", e decidimos desenvolvê-la ainda mais e tornou-se essa faixa sequencial de "The Grey", chamada "The Black". A letra também é uma sequência dessa música. Quanto a outras influências, não sei. Realmente não pensamos muito nisso, é assim que escrevemos. Não houve influências para além de querer fazer uma música que tivesse o mesmo tipo de tema, musical e liricamente, como "The Grey".


M.I. -  "Paradise Of The Architect" é puro génio e usa tecnologia moderna, como sintetizadores. E a bateria é bem construída. Já tinhas tido a ideia de usar estes instrumentos nos teus trabalhos anteriores?

Usamos bastante em alguns dos álbuns anteriores. Por exemplo, acho que "Paradise Of The Architect" é como um sucessor espiritual de algumas das nossas músicas anteriores, como "Starlight" e "The Human Paradox" e "Keys To Paradise". Eles também tinham esse tipo de teclado, talvez tenhamos um pouco mais na mistura, que se ouve um pouco mais em "Paradise Of The Architect", mas já apareceu em álbuns anteriores.


M.I. -  De todos os vossos álbuns, qual foi o mais difícil e o mais fácil de criar?

Nenhum deles é fácil, acho que é diferente. Às vezes, o processo de escrita é fácil, às vezes o processo de gravação é fácil. Acho que nunca tivemos um álbum, onde o processo de escrita e a gravação tenham sido fáceis. Acho que o mais próximo, provavelmente seria o álbum "Titanic Mass" que, no geral, correu bem. E os mais difíceis, foram os álbuns anteriores, os primeiros. Foram difíceis por vários motivos... acho que um deles era a banda não saber exatamente o que queria ser e havia pessoas fora da banda ou na organização da banda, que queriam que a banda fosse algo que talvez eles não soubessem se queriam ser. Não tínhamos tanto controle, tanto poder.


M.I. -  E vídeos? Qual gostaste mais de gravar?

Acho que todos os vídeos deste álbum foram muito suaves, muito fáceis e divertimo-nos muito a filmá-los.


M.I. -  As pessoas pensam que, com o teu trabalho com os Amaranthe, os Dynazty terminarão e não terás tempo para a banda. O que achas dessas declarações e o que podes dizer às pessoas para as acalmar?

(risos) Bem, não estou a provar que eles estão errados? Desde que entrei nos Amaranthe, lancei dois álbuns dos Dynazty. Passei mais horas a trabalhar com os Dynazty durante este ano, desde que estou nos Amaranthe. Continuaremos com os Dynazty, provavelmente ainda mais do que já fizemos antes. Claro que tenho os meus compromissos de tournée, coisas assim e o meu trabalho com os Amaranthe, mas isso já acontece há muito tempo. Eu consegui fazer isso até agora, portanto não vejo razão para que isso não ocorra no futuro.


M.I. -  A tournée “Symphonic Power Alliance” com Serenity, Victorious, Ad Infinitum e Dynazty foi adiada. Quem teve a ideia para esta tournée e bandas? Que países visitarão depois desta loucura terminar?

Essa é uma boa pergunta. Tivemos de cancelar a tournée, tivemos de cancelar os nossos compromissos de tournée para maio também. Assim, abril e maio estão cancelados. Se a situação melhorar, faremos uma tournée no outono. Felizmente, podemos compensar tudo o que foi cancelado agora, adiado. Espero que possamos alcançar tudo o que planeamos antes disto acontecer. Espero que possamos fazê-lo este ano e continuar no próximo ano também. Espero que o tenhamos o maior número possível de concertos, na Europa, para começar. Agora tudo é uma questão em aberto, porque ninguém sabe como estará a situação daqui a alguns meses. Mas digamos que o plano é ir a todos os lugares, começar na Europa e tentar chegar até aqui, no Norte, Escandinávia, descer até ao sul da Europa.


M.I. -  No ano passado, vocês visitaram Pindelo dos Milagres, aqui em Portugal. O que te lembras dessa experiência? Gostaram do país e tencionam voltar?

Sim!!! Já tínhamos estado em Portugal uma vez, em 2016, num festival. No geral, foi uma experiência muito divertida, um espetáculo muito divertido. Tivemos oportunidade de ver um pouco do país, o que não fizemos da primeira vez. Gostaríamos muito de voltar, com certeza.


M.I. -  Muito obrigada pelo teu tempo. Alguma palavra final para Portugal e os fãs portugueses?

Muito obrigado pelo apoio. Não deixem de ouvir o novo álbum, que foi lançado na sexta-feira. Espero que gostem tanto dele quanto nós. Vemo-nos em Portugal em breve! Fiquem seguros e lavem as mãos.

For Ensligh version, click here

Entrevista por Raquel Miranda